quinta-feira, 11 de maio de 2023

A imagem do dia


Esta semana passaram-se 30 anos sobre a realização do GP de Espanha de 1993, em Barcelona. Não foi uma corrida emocionante, mas se formos ver bem o pódio, composto pelo vencedor, Alain Prost, pelo segundo classificado, Ayrton Senna, e pelo terceiro, Michael Schumcher, estávamos a assistir a algo que apenas aconteceu numa ocasião: os três melhores pilotos de uma parte da história da Formula 1, e do automobilismo em geral, juntos. Ao todo, estiveram três pilotos, cujas carreiras, somadas, deram 14 títulos de campeões do mundo, 183 vitórias, 166 pole positions, 340 pódios e 137 voltas mais rápidas.

Pode ser que apareça algum dia - se calhar já apareceu - um pódio com gente que superará esse palmarés, mas até agora é este o total acumulado. Estou a observar gente como Lewis Hamilton e Max Verstappen, mas o terceiro homem é o que me ilude (ainda).

Como disse acima, não foi uma corrida para recordar. Barcelona nunca foi um grande circuito - por muito que se tente mudar o seu layout - e as corridas que ficam na memória são as que aconteceram à chuva. Quando aparece um tempo quase veranego na Catalunha, muitas das vezes, o aborrecimento está à esquina, e o único motivo de interesse foi quando o motor Renault de Damon Hill explodiu na volta 41, quando lutava pela segunda posição com Senna. E mais tarde, na parte final da corrida, quando Schumacher tentou aproveitar uma má paragem de Senna e pressionou o brasileiro para ficar com a segunda posição, mas sem sucesso. 

E para além disso, este foi o lugar onde Michael Andretti conseguiu os seus primeiros pontos na Formula 1, com um quinto lugar, mas a uma volta do vencedor. 

Contudo, até ali, havia um problema: tirando Kyalami, todas as corridas tinham sido disputadas em condições anormais. E este era a primeira corrida em condições primaveris. Se dúvidas tinham sobre a possibilidade de Williams e Prost para serem campeões, de uma certa forma, os três primeiros e Damon Hill mostraram a hierarquia do campeonato daquele ano. O tempo assim iria mostrar. 

Mas ainda iriamos assistir a mais alguns... milagres. Não iria ser uma temporada aborrecida.  

Sem comentários: