quinta-feira, 11 de maio de 2023

Rumor do Dia: De Vries com ultimato da Alpha Tauri


Os dias de Nyck de Vries na Alpha Tauri podem estar contados. Segundo conta hoje a motorpsort.com, Franz Tost e Helmut Marko já disseram a ele para melhorar, caso contrário será substituído por Daniel Ricciardo, que, segundo contam algumas fontes dentro da equipa, já foi a Faenza para fazer o seu assento. 

Os dias não tem sido fáceis para o piloto neerlandês. Visto como grande esperança depois de um nono posto no GP de Itália do ano passado, ao volante de um Williams, até agora, não só não conseguiu nada nas primeiras cinco corridas de 2023, como tem sido constantemente batido por Yuki Tsunoda, que conseguiu os únicos pontos da equipa até agora, com dois décimos lugares. E para piorar as coisas, é o japonês, bem mais novo que o neerlandês (Tsunoda faz hoje 23 anos, contra os 28 do neerlandês), que tem sido o melhor nas qualificações.  

Marko já disse: ou de Vries apresenta resultados até ao GP de Espanha, em Barcelona, no inicio de junho, ou o seu lugar estaria em perigo. Daniel Ricciardo seria o piloto indicado, por ser este ano o terceiro piloto da Red Bull, depois de ficar sem lugar quando saiu da McLaren, no final da temporada passada, como ele já tinha ido à sede da equipa para fazer o seu banco e ajudar no simulador.  

Apesar de tudo, Tost afirma que o carro, o AT04, também não é tão competitivo quando pensavam que iria ser. 

"Esperávamos um carro muito mais competitivo. No Bahrein tivemos problemas, aqui a história é um pouco diferente, espero que pelo menos [tenhamos] um carro para podermos entrar na Q3. Mas temos que trabalhar duro para tornar o carro mais rápido, especialmente no aspecto aerodinâmico", afirmou Tost durante a conferência de imprensa dos chefes de equipa em Jeddah, no passado mês de março, demonstrando que tinha perdido a fé nos seus engenheiros depois de inúmeras promessas.

"Vários programas estão sendo analisados ​​agora, os engenheiros me dizem que estamos progredindo, mas não confio mais neles, só quero ver os tempos das voltas, porque isso é tudo que importa.", concluiu na altura.

Apesar disto, todos na equipa estão dispostos a fazer evoluir o chassis, e as coisas aparentam estar no bom caminho, segundo fontes dentro da equipa, mas a concorrência não dorme, e há pacotes intermediários que são tão bons ou melhores que o da Alpha Tauri. 

Uma coisa é certa: o australiano poderá regressar mais cedo que se pensa, especialmente numa equipa onde esteve entre 2012 e 2013, quando se chamava Toro Rosso. Nessas duas temporadas, o piloto de 33 anos conseguiu 30 pontos e teve como melhores resultados dois sétimos lugares nos GP's da China e de Itália desse último ano.  

1 comentário:

José Maria disse...

De Vries iludiu os desavisados com o brilhareco de Monza.
Típico vôo de galinha, como dizem aqui no Brasil.
Aliás, o tempo dele na categoria já havia passado, se é que algum dia houve essa oportunidade, estava escanteado nas categorias menores, já além da idade.
Explicando melhor, Monza tem um traçado relativamente fácil, que ele conhece como a palma da mão, por conta de trocentas participações, nas mais diversas categorias abaixo da F1.
Daí ficou fácil, ainda mais tendo um companheiro de equipe fraco como o canadense, bastou não errar que o resultado veio.
Pronto, bastou isso para ser incensado ao panteão dos grandes. . .só que não!
A conta chegou, bem mais cedo que o esperado.