terça-feira, 9 de setembro de 2025

WRC: Neuville satisfeito na busca do novo promotor


Na semana do regresso do WRC à ação, nas estradas chilenas, Thierry Neuville falou sobre o concurso para o novo promotor para os ralis, depois da saída da Red Bull. Falando para o site dirtfish.com., o piloto belga, campeão do mundo de 2024, teve no fim de semana do Rali do Paraguai uma conversa com Mohamed Bin Sulayem sobre o assunto, onde lhe revelou que o concurso "é uma boa ideia."

"Temos de garantir que é rápido, sabemos como estes concursos podem ser demorados," começou por revelar o piloto belga. "Para garantir que o concurso não demora muito para que possamos estar prontos antes de 2027, isto para ter termos um grande arranque em 27 com algo que seja novo para o campeonato.", continuou.

Questionado sobre se isso trará novos construtores, ele afirma que o mais importante é melhorar o espetáculo. "Tratará novos construtores? Não sabemos. Mas ao menos se subirmos o nível da promoção para o nível merecido, o campeonato pode regressar a um alto nível. Isso trará construtores e patrocinadores.", referiu. 

Tudo isto acontece semanas depois da Red Bull ter anunciado que iria deixar de promover a competição a partir do final de 2025, depois de tentativas de a vender por 500 milhões de euros terem falhado, por o preço ser demasiado elevado, face à decrescente visibilidade da competição, que é superado pela Formula 1, IndyCar, o Mundial de endurance e a Formula E. Assim sendo, a FIA decidiu juntar-se para abrir um concurso onde o WRC Promoter venderá os direitos comercias do campeonato a quem oferecer a melhor licitação.

Apesar dos números divulgados e do interesse de diversos países em organizar ralis do WRC, os construtores não aderem, e todos esperam pelos regulamentos de 2027 para saber se vale a pena investir ou não na competição. 

Sem comentários: