quinta-feira, 26 de julho de 2007

Oficial: FIA não pune McLaren


É oficial: a FIA não pune a McLaren. A entidade máxima do automobilismo mundial decidiu fazer um sério aviso à equipa de Ron Dennis, consideradno-a como culpada da posse de documentos não autorizados pertencentes à Ferrari, mas sem provas que comprovem a sua utilização por parte da equipa inglesa. A FIA afirmou que caso sejam encontradas provas de que a equipa de Woking usou as informações dadas por Nigel Stephney para seu proveito, que iria punir seriamente, com a exclusão da sua equipa por duas temporadas.


Não digo que a montanha pariu um rato, mas que esta era uma decisão algo esperada. Para escândalo já basta a salganhada da Volta à França, e ainda por cima com o facto disto poder alimentar ainda mais a tempestade entre Inglaterra e Itália (estes últimos queriam que a FIA aplicasse uma severa pena, o que indicava "lobbys" de origem ferrarista), que a Formula 1 não deseja...



Ainda assim, Ron Dennis não coibiu de comentar à saída da reunião: "A punição está ao nível do crime! O processo foi longo e detalhado, mas de qualquer forma não estou confortável com a decisão emanada", referiu o patrão da McLaren.


Aqui fica o Comunicado Oficial da FIA:


Conselho Mundial da FIA – Decisão


"Uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da FIA teve lugar em Paris a 26 de Julho. A seguinte decisão foi tomada:


O Conselho Mundial da FIA concluiu que a Vodafone McLaren Mercedes estava na posse de informação confidencial da Ferrari, o que vai contra as regras, nomeadamente o Artigo 151c do Código Desportivo Internacional. Contudo, não existem provas suficientes que a informação contida nesses documentos, tenha, de algum modo, sido usada para interferir com a verdade desportiva do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Assim sendo, não foi imposta qualquer penalização.


Se no futuro se concluir que a informação da Ferrari foi usada, de forma imprópria, este Conselho reserva-se no direito de voltar a convidar a Vodafone McLaren Mercedes para estar presente em nova reunião, onde poderá ser castigada com a exclusão não só do Mundial de Fórmula 1 de 2007, mas também do campeonato de 2008.


O Conselho Mundial irá igualmente convidar o Sr. Nigel Stepney e o Sr. Mike Coughlan para apresentarem os seus argumentos no sentido de não serem banidos dos desportos motorizados por um período alargado, e o conselho Mundial delegou autoridade ao Departamento Legal da FIA para dar o competente andamento a este assunto."

5 comentários:

Felipe Maciel disse...

Eu também já postei sobre isso, inclusive lamentando a marmelada toda, já que a McLaren é reconhecidamente culpada no caso e tinha posse dos documentos da Ferrari. É inacreditável... O campeonato está manchado, muito manchado. Já não creio mais que haja qualquer tipo de sanção a ser tomada, vai ficar por isso mesmo.

Usei esta frase no meu post e uso agora novamente: "Roube ainda hoje! Amanhã pode ser ilegal" (Millôr Fernandes)

Rogério Magalhães disse...

É... pelo jeito o rodízio de pizza foi bom... pizza de quê? Champignon? Acompanhado por um bom vinho da Borgonha?

Porque punição mesmo não dava para esperar... e a vida segue...

A não ser que, como na ficção, apareça alguma prova do nada que revolucione tudo... o que, é claro, não passará de ficção... o caso está morto e enterrado...

Anónimo disse...

A Fia me adora, no dia de meu aniversário deu-me uma enorme pizza de presnte. Pena que indigesta...
Groo

Blog F1 Grand Prix disse...

Foi uma decisão meio estapafúrdia. Culpar sem punir é nova para mim. A Ferrari tem todo o direito de estar fula da vida.

Blog F1 Grand Prix disse...

Foi uma decisão meio estapafúrdia. Culpar sem punir é nova para mim. A Ferrari tem todo o direito de estar fula da vida.