terça-feira, 21 de agosto de 2007

Didier Pironi, 20 anos depois: Fotobiografia

A partir de hoje e até quinta-feira, dia 23, vou dedicar algum espaço a um grande talento francês, Didier Pironi, falecido há 20 anos num acidente de barco na costa sul de Inglaterra. Chamavam-lhe "o pequeno prinipe da Formula 1", e que poderia ser o primeiro francês a ganhr um título mundial, caso o Destino tivesse sido menos madrasto... Hoje, para começar, coloco um álbum de fotografias que retrata toda a sua carreira automobilistica, e não só.

1972: Vencedor do Troféu Volante Elf, ladeado por Ken Tyrrell e por Jackie Stewart. O "Tio Ken" era famoso por detectar jovens talentos para os lançar na Formula 1. Didier Pironi iria começar a carreira seis anos depois, na Tyrrell...

1976: Na Formula Renault europeia, onde será campeão no final da época. A sua rapidez e consistência já vinha das categorias de formação...






1977: Grande Prémio do Mónaco de Formula 3. Na unica vez que guia um Formula 3, vence a corrida de um modo impressionante. No final da época, será terceiro na Formula 2 europeia, e garante um lugar na Tyrrell em 1978.



1978: Primeira época na Formula 1. Adapta-se bem à competição, onde pontua regularmente.





Junho de 1978: Com Jean- Pierre Jassaud, leva o Renault Alpine A442B à vitória nas 24 Horas de Le Mans. Uma vitória que a Renault há muito procurava, e que foi efusivamente comemorada nas ruas de Paris, mais concretamente com um passeio nos Campos Elísios, partindo... do Arco do Triunfo!








1979: Segunda época na Tyrrell. Vai ao pódio por duas vezes e atrai a cobiça de outras equipas. No final do ano, está na Ligier.




1980: Ligier. Ganha a sua primeira corrida em Zolder, e impressiona os críticos com a sua rapidez e maturidade, superando por vezes o seu companheiro Jacques Laffite. No final da época, é convidado para guiar na Ferrari, que aceita.




1981: É um mau ano na Ferrari. O chassis é mau e é frequentemente suplantado por Gilles Villeneuve, só consegue nove pontos, contra os 32 da época anterior...





1982: Finalmente, a Ferrari tem um chassis vencedor: o 126C, projectado por Harvey Poselwaithe. Didier Pironi têm finalmente carro para tentar ser campeão do Mundo, mas têm a concorrência de Gilles Villeneuve...

25 de Abril de 1982: o começo do fim. No Grande Prémio de San Marino, Didier Pironi desobdece às ordens de equipa e ataca Gilles Villeneuve para a liderança. Depois de um duelo épico, o francês ganha a corrida, mas abre uma guerra com o carismático piloto canadiano. A imagem no pódio deixa transparecer tudo...

8 de Maio de 1982: Gilles Villeneuve têm Pironi, seu novo rival, na mira. Jura fazer tudo por tudo para superá-lo, mas no final do dia, o piloto canadiano já não fará parte do mundo dos vivos...







3 de Julho de 1982: Pironi ganha o Grande Prémio da Holanda, a sua última vitória na Formula 1. Agora, sem Villeneuve à sua frente, tem a equipa só para ele, no caminho do título mundial...



8 de Agosto de 1982: o momento em que todos os sonhos se desmoronam. No "warm up" para o Grande Prémio da Alemanha, Didier Pironi, depois de ter ultrapassado o Williams de Derek Daly, não evita o Renault de Alain Prost e embate fortemente, ferindo gravemente nas pernas. A sua carreira na Formula 1 estava terminada.
1986: Quatro anos e 47 operações depois, Didier Pironi tem uma hipótese de testar de novo um Formula 1. A bordo de um AGS, faz um dia de testes na Curcuito de Paul Ricard, com bons resultados. Contudo, não consegue um volante competitivo e vira completamente de rumo...

1987: no seu "powerboat" Colibri. Era o primeiro da sua categoria a ser feito em fibra de carbono, volta a ser competitivo e a ganhar corridas. A 23 de Agosto daquele ano, ao lardo da Ilha de Wight, no sul de Inglaterra, quando disputava a liderança da corrida, uma onda provocada por um petroleiro, quando virava a boia sinalizadora, fez capotar o barco, mantando a ele e os seus dois companheiros: o jornalista Bernard Giroux (vencedor de dois Paris – Dakar como navegador de Ari Vatanen) e o seu amigo Jean-Claude Guenard.


A sua campa, em Port Guenard, nos arredores de Saint Tropez. Está enterrado junto do seu meio-irmão José Dolhem, que foi piloto de Formula 1 em 1974, a bordo de um Surtees, e que morreu poucos meses depois, num acidente de aviação.

1 comentário:

João Carlos Viana disse...

Parabéns pelas fotos. Gostaria de saber se posso usar algumas no meu blog: jcspeedway.blogspot.com