No mesmo dia do Grande Prémio da Turquia, vai fazer 28 anos a realização do Grande Prémio da Holanda, no Circuito de Zandvoort. O ano de 1979 estava a ser emocionante em termos de competição, com os Ferrari 312T de Jody Scheckter e Gilles Villeneuve a dominarem a temporada, mas agora tinham a concorrência dos Williams FW 06 de Alan Jones e Clay Regazzoni. Essa nova concorrência tinha aparecido no GP de Inglaterra, depois da primeira vitória da equipa de Frank Williams.
Mas nos treinos, outro rival também estava em cena: a Renault. Depois da primeira vitória em França, a primeira de um motor Turbo, por vparte de Jean-Pierre Jabouille, e do épico duelo pelo segundo lugar entre o francês René Arnoux e o franco-canadiano Gilles Villeneuve, a Renault continuava a mostrar que era rápida, ao fazer a pole-position na qualificação, por parte de Arnoux. Era a segunda pole-position da sua carreira. Logo ao seu lado estava Alan Jones.
Na segunda fila estavam o Williams de Clay Regazzoni e o Renault de Jean-Pierre Jabouille, e na terceira fila estavam os dois Ferraris de Scheckter e Villeneuve, enquanto que a quarta fila tinha o Ligier de Jacques Laffite e o Wolf de Keke Rosberg.
A corrida começa com uma má partida de Arnoux, que Jones aproveita para chegar ao primeiro lugar. Entretanto, no meio da confusão, o outro Williams de Regazzoni bate em Arnoux e ambos abandonam. Quem beneficia de tudo isto Gilles Villeneuve, que passa Jabouille e um Scheckter que cai para o último posto, (afectado pelos destroços dos dois carros) e chega à segunda posição. Até à décima volta, Villeneuve persegue Jones para alcançar a liderança, que consegue no inicio da volta 11 na travagem para a Curva Tarzan... por fora! A partir daqui, Villeneuve distancia-se, e tudo indicava que ele iria ganhar esta corrida e ganhar pontos na corrida ao título.
Mas na volta 47, Villeneuve sofre um despiste e cede a liderança para o piloto australiano. Esse erro iria ser-lhe fatal algumas voltas depois, quando no inicio da volta 51, Villeneuve tem um furo à entrada da Curva Tarzan e fica na gravilha. Incrivelmente, tira o carro do sítio e faz uma volta inteira em três rodas, a uma velocidade louca, desfazendo o eixo, mas levando os espectadores ao delírio... Quando chega às boxes, Villeneuve pede aos mecânicos para muderam a roda, mas eles têm que pedir ao canadiano para olhar ao estado que o carro ficou depois da sua manobra...
Entretanto, o seu companheiro Scheckter conseguia fazer uma corrida de trás para a frente e chega à segunda posição. Jones é o vencedor, e o sul-africano sabe que agora está cada vez mais perto do título mundial, e sabe que somente o seu companheiro Villeneuve o poderá tirar... Jacques Laffite foi o terceiro, no seu Ligier. Para os quarto e quinto classificados, este Grande Prémio seria um marco: Nelson Piquet, consegue os seus primeiros três pontos da sua carreira, enquanto que Jacky Ickx obtinha os seus últimos dois pontos da sua longa carreira na Formula 1. Jochen Mass, por fim, dava ao Arrows A2 o seu primeiro ponto.
1 comentário:
Bom dia.
O Ferrari 312T4 ainda venceria mais duas corridas até ao fim do ano mas em 1980 estava completamente obsoleto e fez uma época horrível. Scheckter, campeão em 1979, apenas conseguiria 2 pontos em 1980. E a Ferrari ficou em quase no último lugar, apenas à frente da Alfa Romeo.
O 312T foi um grande projeto da Ferrari. Desde 1975 a 1979 venceu 7 titulos: 4 de construtores e 3 de pilotos. Fenomenal.
Cumprimentos
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