quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Extra-Campeonato: el Jueves ataca de novo!

Algumas semanas depois de ver um dos seus mumeros apreendidos devido a alegadas ofensas à Família Real espanhola, o semanário satírico "El Jueves" volta á carga. Desta vez, a sátira não têm um alvo, mas sim três: para além da Familia Real, as revistas cor-de-rosa e os paparazzi são os visados.


Na sua nova capa, na Internet, a El Jueves coloca, desta vez, uma caricatura do Rei de Espanha, D. Juan Carlos, munido de uma câmara fotográfica - fazendo, assim, de paparazzi - a tentar captar uma foto da sua nora Letizia, nua no duche, que pretende vender às revistas por 600 mil euros.


O assunto surge depois de uma revista cor-de-rosa, a "Interviú", especialista em publicar fotos de famosas em "topless", ter pago 300 mil Euros por uma foto de Letizia em bikini durante as férias da Família Real em Palma de Maiorca.

Desta vez, as autoridades judiciais espanholas não deverão fazer nada contra a revista, ao contrário do que aconteceu no mês passado, quando a revista foi apreendida e retirada de todos os pontos de venda, depois de uma acusação de crime de injúrias para com os dois membros da realeza. Na capa, estava uma caricatura dos príncipes das Astúrias, Felipe e Letízia, numa posição sexual considerada "irreverente", onde o Príncipe Filipe dizia:


"¿Te das cuenta si te quedas preñada? Esto va a ser lo más parecido a trabajar que he hecho en mi vida".
A ironia era que os alvos não eram eles, mas sim uma medida do governo socialista dirigido por Rodriguez Zapatero, que iria atribuir um subsídio de 2500 Euros por cada nascimento... em tom de emenda, os autores da piada lançaram depois nova capa onde já se vê o príncipe Felipe disfarçado de abelha sobrevoando uma flor, caracterizada como a princesa Letizia.

Sem comentários: