O piloto que falo hoje regressa à Formula 1 depois de ter participado em sete provas no ano passado, a bordo de um Super Aguri. Contudo, apesar desta curta participação na categoria máxima, tem um historial por detrás, nas categorias de formação, que merece ser contada.
Sakon Yamamoto nasceu a 9 de Julho de 1982 na cidade de Toyohashi, na região de Aichi, no norte do país. A sua carreira começou em 1994, na Suzuka Circuit Racing School, em karts, e em 2001 chegou á Formula 3 japonesa. No ano seguinte, parte para a Europa, para disputar o campeonato alemão de Formula 3. Contudo, não tem resultados de relevo. Mas isso não impede de ir para a Formula 3 Euroseries em 2003.
Os resultados continuam modestos, e em 2004, regressa ao Japão, onde disputa o campeonato local, para no ano seguinte disputar a Formula Nippon, opnde consegue como melhor resultado um segundo lugar no circuito de Motegi, fazendo a melhor volta. Isso faz despertar o interesse de Eddie Jordan, que precisava de um terceiro piloto para a já decadente equipa. Faz uma boa exibição, em Suzuka, e é cogitado para correr numa nova equipa, a Super Aguri.
Contudo, ele não é chamado no inicio de 2006, ao perferirem outro japonês, Yuji Ide. Depois deste ter falhado, torna-se terceiro piloto da equipa, e a partir do Grande Prémio da Alemanha, toran-se no piloto titular, no lugar do francês Franck Montagny. Durante as sete corridas da temporada, faz performances modestes, tendo o seu melhor resultado dois décimos-sextos lugares, nos GP's da China e do Brasil.
Este ano, tinha perdido o estatuto de piloto titular a favor de Anthony Davidson, sendo o terceiro piloto da equipa. Em compensação, foi para a GP2, mais concretamente para a equipa BCN Competicion, onde o seu melhor resultado tinha sido um nono lugar em Barcelona. A partir deste fim de semana, Yamamoto vai ser o segundo piloto da Spyker até ao final da temporada, em substituição de Markus Winkelhock, que correu na Alemanha.
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