domingo, 29 de julho de 2007

WTCC: Anderstorp

O circuito sueco albergou este fim de semana mais uma jornada dupla do World Touring Car Championship (WTCC). E com Tiago Monteiro na pole-position para a primeira corrida, esperava-se um excelente fim de semana para ele.

Contudo, o dia da corrida apresentou-se molhado, e na partida, Monteiro perdeu uma posição para o inglês Rob Huff, em Chevrolet Lancetti, na travagem para a primeira curva. O piloto do Chevrolet começou a construir uma vantagem confortável para chegar à sua primeira vitória do ano, enquanto Monteiro foi ultrapassado no início da 3ª volta pelo seu colega Jordi Gené, no estreante Leon TDI.


Apesar de ser acossado pelos Chevrolet de Rickard Rydell e Nicola Larini, Monteiro conseguiu defender o 3º lugar à medida que a pista secava, com os carros coreano - americanos a perder competitividade. O piloto português beneficiou então dos problemas de juventude do Leon TDI para recuparar o segundo lugar enquanto Gené se atrasava cada vez mais. Com a pista seca no final da corrida, Tiago Monteiro ainda conseguiu recuperar a distância que o separava de Huff, tendo terminado a prova colado ao piloto britânico. O inglês James Thompson foi terceiro, num Alfa Romeo 156.


Na segunda corrida, a pista começou a secar. O piloto português, apesar de arrancar da sétima posição da grelha, optou por colocar pneus para seco, e perdeu muito na fase inicial, chegando a rolar na 12ª posição. Mas a meio da corrida, essa opção revelou-se acertada, e Monteiro começou a recuperar nas derradeiras voltas com várias ultrapassagens no “braço”, terminando no sexto lugar.


Mas quem dominou por completo esta segunda manga foi a Chevrolet, com Nicola Larini e Alain Menu a liderarem grande parte da prova. No entanto, seria o “caseiro” Rickard Rydell a reclamar para si o lugar mais alto do pódio, realizando uma última parte da corrida fantástica, tendo mesmo ultrapassado Larini nas últimas curvas da corrida.


A próxima ronda realiza-se no circuito inglês de Brands Hatch no fim-de-semana de 22/23 de Agosto.

1 comentário:

Schuey2007 disse...

Amigo Speeder, infelizmente não pude ver a corrida por estar no avião, mas parece que foi um excelente fim-de-semana para o Tiago e para o automobilismo portugues!

Regressei hoje de férias e sendo assim já temos "fumo branco" no "Mundo aos Rolamentos".

O "Mundo aos Rolamentos está oficialmente re-aberto (desculpa a publicidade Speeder).

Um Abraço.