Esta é a última entrevista de 2008, e para fechar no ano nesta categoria, nada melhor do que trazer para aqui um dos que conheci no inicio da minha carreira de “blogger”. O Felipão, nascido em São Caetano do Sul, no ABC paulista, um local onde estão situadas as principais fábricas de automóveis e peças para automóveis do Brasil, o que pode explicar um pouco da sua paixão pelo automobilismo. Começou a acompanhar Formula 1 em 1986, junto com o pai, e afirma que o ensinou tudo a respeito da categoria. E eu digo: grande pai!
É um apaixonado por Jim Clark, Gilles Villeneuve e Ronnie Peterson, e afirma que depois da escola, foi para a Universidade estudar Comunicação Social para hoje, trabalhar como promotor de eventos de uma multinacional de informática. Adora artes, leitura e, principalmente, viajar, e em Março de 2007 concebeu o Blogsport. O projecto inicial durou três meses, com bons resultados, até que por motivos profissionais, “congelou” o blog durante cerca de um ano. Depois arranjou mais dois amigos e reactivou o blog com ligeiras diferenças, mas o essencial lá estava. E é com ele que aconteceu esta entrevista, feita por a-mail.
1 – Olá Felipão, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia deste blogue?
O prazer é meu, Speeder, ser entrevistado por um dos maiores escritores sobre automóveis da Internet. Bem, quanto ao blog, trata-se apenas de um canal para novos amigos, amantes das corridas, onde lanço os assuntos, para aprender com os comentários do blogueiros.
2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
O nome surgiu da cabeça. Entretanto, em uma rápida pesquisa na Internet, notei que já existiam outros com esse mesmo nome. Dificilmente temos algo exclusivo hoje em dia, já que trata-se de um meio em que muitos escrevem. O jeito é tentar sempre ser diferente nos assuntos.
3 – Antes de começares este blog, já tinhas participado em algum blogue ou site?
Já havia escrito para o BestLap, na época em que ele era reconhecidamente um grande portal de notícias.
4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?
Comecei em Março do ano passado. Fiquei parado um tempão e, quando voltei, decidi começar do zero, em parceria com o Gabriel e oliver. Eu, sinceramente, não olho mais para os números. Prefiro deixar a coisa rolar.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Foi um a respeito de racismo na F1. Estava publicado no endereço antigo de meu blog. Nesse período, de poucas corridas, vou colocá-lo novamente.
6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?
Eu acredito que pouca coisa. Prefiro, nesse caso, mais ler do que escrever.
7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?
Todos os que estão no canto direito do meu blog. Faço questão de acompanhar todos aqueles.
8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
Sim. Lembro de apenas dois momentos, não de toda a corrida, até porque eu era muito novo ainda. Lembro do temporal em Mônaco, 1984. E, no mesmo ano, o Mansell empurrando aquela Lotus preta e dourada, o verdadeiro carro dos meus sonhos. Temporada completa, que lembro em detalhes, aquela de 1986, uma das mais competitivas da história.
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Pessoalmente, no autódromo, aquela em que o Fisichella ganhou em Interlagos. Lembro que não aguentava mais tanta chuva. Entre todas, a do Brasil, desse ano, que assisti pela TV. Além dela, o GP de Mônaco de 1992, quando o Senna segurou o Mansell e o carro de outro planeta.
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Eu gosto, igualmente, dos três. São caras com estilos totalmente diferentes. Entretanto, o José Carlos Pace foi o brasileiro que mais admirei, por sua história no automobilismo. Ele parecia um ser humano, como eu ou você, que sofria com o cansaço, o calor, o excesso de peso e etc. Morreu como um simples mortal, fora das pistas.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Sim.
12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Acho que ele tem um estilo próprio. Melhor para ele.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Sim. Foi justo por tudo o que o Hamilton fez ao longo de sua temporada.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Os pilotos que mais gosto são: Jim Clark, Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Denny Hulme e Jack Brabham.
15 – De repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Speeder, há algum tempo sentia que algo assim aconteceria. São pessoas que não tem ligação nenhuma com o esporte. Não são como o velho Frank Williams, um verdadeiro construtor, que não vendeu sua equipe para a BMW e impediu a entrada de novos aventureiros, como McLaren B entre outras.
16 - Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Acho que Bruno Senna, com 14 milhões em patrocínios, teria mais chance do que eles. Seriam pessoas precisando de dinheiro pra investir na equipe.
17 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Sim, eu acho. Teria tudo para ser como nos anos 70, quando existia a Cosworth dominando o pelotão, mais Ferrari e só. Seria muito mais competitiva. Aliás, vou além. Teria tudo para chamar a atenção de outras antigas equipas, para que retornassem a Formula 1. Só caberia ao Ecclestone não espantar essas pessoas.
18 – Já agora, para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?
Gosto do WRC e Indy Cars. Já gostei muito de DTM e WTCC. Só que perderam a graça nos últimos anos.
19 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?
Sim, aliás, tudo nas quatro rodas.
20 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Já corri uns dois anos de kart. Inclusive, venci em uma oportunidade. Foi lá que percebi verdadeiramente a loucura que esses caras fazem.
18 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?
Eu concordo. Entretanto, já fui mais assíduo. Acho que os dirigentes querem que corridas sejam algo trivial, o que tira um pouco da graça. Além disso, os anos com Michael Schumacher quase me afastaram. Aquilo não tinha um pingo de competição e assistia F1 pelo que ela já havia sido, não pelo que representava atualmente.
19 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Sim. Os anos 70.
20 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Já assisti. Acho que aquilo é o retrato do que a F1 deveria ser.
21 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Acho que foi, seguramente, um dos maiores. Sou contra em apontar um só.
22 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
Garagistas... sempre. Por isso dei razão ao Frank, que vetou a entrada de laranjas, que apenas serviriam de fachada para outras montadoras. Caso de David Richards, com a McLaren B. Agora, se for o Richards da Prodrive, administrando uma equipe que acabou de sucumbir, sinal verde para ele.
23 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Sou péssimo com joguinhos.
24 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?
Acho que a maior premiação, foi a amizade que fiz com todos desse universo.
25 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Infelizmente, acredito que não. Espero estar enganado. Mas acho que o Di Grassi tem mais condição atualmente de fazer alguma coisa.
26 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?
Eu já fiz rádio, mas hoje estou muito sem tempo. Dificilmente iremos mudar alguma coisa no blog.
É um apaixonado por Jim Clark, Gilles Villeneuve e Ronnie Peterson, e afirma que depois da escola, foi para a Universidade estudar Comunicação Social para hoje, trabalhar como promotor de eventos de uma multinacional de informática. Adora artes, leitura e, principalmente, viajar, e em Março de 2007 concebeu o Blogsport. O projecto inicial durou três meses, com bons resultados, até que por motivos profissionais, “congelou” o blog durante cerca de um ano. Depois arranjou mais dois amigos e reactivou o blog com ligeiras diferenças, mas o essencial lá estava. E é com ele que aconteceu esta entrevista, feita por a-mail.
1 – Olá Felipão, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia deste blogue?
O prazer é meu, Speeder, ser entrevistado por um dos maiores escritores sobre automóveis da Internet. Bem, quanto ao blog, trata-se apenas de um canal para novos amigos, amantes das corridas, onde lanço os assuntos, para aprender com os comentários do blogueiros.
2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
O nome surgiu da cabeça. Entretanto, em uma rápida pesquisa na Internet, notei que já existiam outros com esse mesmo nome. Dificilmente temos algo exclusivo hoje em dia, já que trata-se de um meio em que muitos escrevem. O jeito é tentar sempre ser diferente nos assuntos.
3 – Antes de começares este blog, já tinhas participado em algum blogue ou site?
Já havia escrito para o BestLap, na época em que ele era reconhecidamente um grande portal de notícias.
4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?
Comecei em Março do ano passado. Fiquei parado um tempão e, quando voltei, decidi começar do zero, em parceria com o Gabriel e oliver. Eu, sinceramente, não olho mais para os números. Prefiro deixar a coisa rolar.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Foi um a respeito de racismo na F1. Estava publicado no endereço antigo de meu blog. Nesse período, de poucas corridas, vou colocá-lo novamente.
6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?
Eu acredito que pouca coisa. Prefiro, nesse caso, mais ler do que escrever.
7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?
Todos os que estão no canto direito do meu blog. Faço questão de acompanhar todos aqueles.
8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
Sim. Lembro de apenas dois momentos, não de toda a corrida, até porque eu era muito novo ainda. Lembro do temporal em Mônaco, 1984. E, no mesmo ano, o Mansell empurrando aquela Lotus preta e dourada, o verdadeiro carro dos meus sonhos. Temporada completa, que lembro em detalhes, aquela de 1986, uma das mais competitivas da história.
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Pessoalmente, no autódromo, aquela em que o Fisichella ganhou em Interlagos. Lembro que não aguentava mais tanta chuva. Entre todas, a do Brasil, desse ano, que assisti pela TV. Além dela, o GP de Mônaco de 1992, quando o Senna segurou o Mansell e o carro de outro planeta.
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Eu gosto, igualmente, dos três. São caras com estilos totalmente diferentes. Entretanto, o José Carlos Pace foi o brasileiro que mais admirei, por sua história no automobilismo. Ele parecia um ser humano, como eu ou você, que sofria com o cansaço, o calor, o excesso de peso e etc. Morreu como um simples mortal, fora das pistas.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Sim.
12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Acho que ele tem um estilo próprio. Melhor para ele.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Sim. Foi justo por tudo o que o Hamilton fez ao longo de sua temporada.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Os pilotos que mais gosto são: Jim Clark, Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Denny Hulme e Jack Brabham.
15 – De repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Speeder, há algum tempo sentia que algo assim aconteceria. São pessoas que não tem ligação nenhuma com o esporte. Não são como o velho Frank Williams, um verdadeiro construtor, que não vendeu sua equipe para a BMW e impediu a entrada de novos aventureiros, como McLaren B entre outras.
16 - Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Acho que Bruno Senna, com 14 milhões em patrocínios, teria mais chance do que eles. Seriam pessoas precisando de dinheiro pra investir na equipe.
17 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Sim, eu acho. Teria tudo para ser como nos anos 70, quando existia a Cosworth dominando o pelotão, mais Ferrari e só. Seria muito mais competitiva. Aliás, vou além. Teria tudo para chamar a atenção de outras antigas equipas, para que retornassem a Formula 1. Só caberia ao Ecclestone não espantar essas pessoas.
18 – Já agora, para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?
Gosto do WRC e Indy Cars. Já gostei muito de DTM e WTCC. Só que perderam a graça nos últimos anos.
19 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?
Sim, aliás, tudo nas quatro rodas.
20 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Já corri uns dois anos de kart. Inclusive, venci em uma oportunidade. Foi lá que percebi verdadeiramente a loucura que esses caras fazem.
18 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?
Eu concordo. Entretanto, já fui mais assíduo. Acho que os dirigentes querem que corridas sejam algo trivial, o que tira um pouco da graça. Além disso, os anos com Michael Schumacher quase me afastaram. Aquilo não tinha um pingo de competição e assistia F1 pelo que ela já havia sido, não pelo que representava atualmente.
19 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Sim. Os anos 70.
20 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Já assisti. Acho que aquilo é o retrato do que a F1 deveria ser.
21 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Acho que foi, seguramente, um dos maiores. Sou contra em apontar um só.
22 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
Garagistas... sempre. Por isso dei razão ao Frank, que vetou a entrada de laranjas, que apenas serviriam de fachada para outras montadoras. Caso de David Richards, com a McLaren B. Agora, se for o Richards da Prodrive, administrando uma equipe que acabou de sucumbir, sinal verde para ele.
23 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Sou péssimo com joguinhos.
24 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?
Acho que a maior premiação, foi a amizade que fiz com todos desse universo.
25 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Infelizmente, acredito que não. Espero estar enganado. Mas acho que o Di Grassi tem mais condição atualmente de fazer alguma coisa.
26 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?
Eu já fiz rádio, mas hoje estou muito sem tempo. Dificilmente iremos mudar alguma coisa no blog.
Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:
19 de Novembro - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
6 de Dezembro - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro - João Carlos Viana (jcspeedway)
3 comentários:
Também estava no autódromo em 2003, na vitória de Fisichella, e também foi bastante marcante para mim: ainda não tenho certeza se estou totalmente seco desde então...
Speeder...
Valeu pelo espaço...
Só tenho a agradecer, ainda mais vindo de um cara competente como vc...
Valeu!!!
Esse cara é foda! Sabe demais, e o melhor, compartilha com a gente. Fera!!
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