terça-feira, 17 de março de 2009

Confesso que não entendo estas decisões

A FIA decidiu esta tarde em Paris que irá manter o actual sistema de pontos, mas que este ano dará o título de campeão ao piloto com mais vitórias. Ao decidir tal medida, ignorou por completo, por exemplo, a proposta da FOTA no sentido de uma alteração do sistema de pontuação, dando 12 pontos ao vencedor e nove ao segundo classificado.


A decisão do orgão máximo do desporto automóvel demonstrou que perferiu ser eles a ditarem as regras do que ouvir os conselhos da FOTA, a associação de Construtores. Dando o título de campeão ao piloto que conseguir mais vitórias, a sensação que fica é que não vale a pena ser esperto, perferem o "win or wall". Max Mosley quer arranjar inimigos, parece... ou então foi atacado de uma forme severa de autismo. Vá se lá saber.


Enfim, por agora ainda não se vislumbram as consequências desta decisão. Supõem-se alguns cenários, mas veremos como vai ser em Setembro ou Ourubro, quando a realidade se impor. Como será? Espero que 2010 não seja 1980: outra guerra FOTA-FIA.


Passando á outra decisão do dia, acerca dos orçamentos das equipas de Formula 1. A FIA decidiu que as regras actuais ficarão inalteráveis até 2012, mas decidiu estabelecer um tecto orçamental "alternativo" de 33 milhões de euros anuais, que inclui tudo, até os salários dos pilotos, para as equipas que queiram aderir ao sistema. Em troca, terão uma grande liberdade técnica para desenvolver os seus monolugares, como chassis mais eficientes em termos aerodinâmicos (standard), asas móveis, motores sem limite de rotação ou restrição de desenvolvimento.


Isso era algo que McLaren e Ferrari não poderiam aplicar, pois caso aderissem a esse sistema, teriam os seus orçamentos reduzidos em quase 80 por cento, portanto a medida é mais para as equipas mais pequenas. Mas será que tais medidas seriam praticáveis? Desconheço, apesar da boa vontade da FIA em tentar equilibrar o pelotão... A sensação que se fica das decisões desta reunião é que Max Mosley continua a comportar-se como "o rei da cocada preta": autista e autoritário. Parece que quer ganhar inimigos, mas o ditado popular diz que "quem semaia ventos, colhe tempestades". Teremos um furacão em breve?

4 comentários:

Rodrigo Neto disse...

Estou profundamente decepcionado e triste por esse sistema de pontuação e a ditadura da FIA.
Quem deve "mandar" nas regras é a FOTA/FOM. A FIA tem que ser uma agência reguladora. Que é a finalidade para qual foi criada (penso eu).
Sinceramente apoiaria a cisão FOTA x FOM/FIA. Se querem acabar com a F1 , a FOTA que é a alma verdadeira da F1 (equipes) deveriam abrir um campeonato à parte.
Do jeito que está ... Infelizmente é a melhor alternativa.
Sou contra "desmembramentos" , mas... Está rídiculo o comando do Mosley...

pro_magicalonso disse...

Es una tomadura de pelo, se están riendo de toda la gente que queremos este deporte.
Al final se han salido con la suya y aunque no han puesto las medallas inútiles de Ecclestone han puesto de ganador como lo quería él.
Es una manera de poner las medallas encubiertas y reirse de todos nosotros.
Se han reido de la FOTA que había planteado sus sistema y en lugar de aprobarlo salen con esta cosa.
Deberían irse todos los de la FIA empezando por Mosley. Saludos

Anónimo disse...

Isto realmente... muda-se aerodinâmicas para haver ultrapassagens, inventa-se um KERS para dar mais potencia (permitir ultrapassagens), e depois mete-se um sistema que se não for para lutar pela vitória mais vale estar quieto... OH MY GOD!


um abraço

kimi_cris disse...

Concordo plenamente, quem semeia ventos colhe tempestades, espero que a FIA não vá colher temprestades porque senão seria muito mau para a F1.

Grande Abraço!

Kimi_Cris