sexta-feira, 20 de março de 2009

FIA volta com a palavra atrás

Três dias depois das decisões de Paris, a FIA, depois de ouvir o coro de protestos por parte de todos os agentes da Formula 1, desde pilotos até às equipas, decidiu voltar com a palavra atrás e resolveu adiar para 2010 a implementação do sistema de pontuação proposto por Max Mosley. O facto da FOTA ter dado argumentos referentes ao regulamento, referidos no post anterior, poderá ter sido decisivo para este recuo.

"A 17 de Março, o Conselho Mundial da FIA rejeitou unanimemente a proposta apresentada pela FOTA para a alteração do sistema pontual para o Campeonato do Mundo de Pilotos. A proposta de índole 'o vencedor leva tudo' apresentada pelo detentor dos direitos comerciais (a quem foi dito que as equipas eram a favor) foi, então, aprovada. Se, por alguma razão, as equipas de Fórmula 1 não concordarem com o novo sistema, a sua implementação será adiada até 2010", lê-se no comunicado da FIA, emitido no final desta tarde..

Apesar de hoje, esta polémica ter chegado ao fim, em muitos aspectos mostrou algumas coisas. Primeiro: como é que uma entidade aprova algo que vai contra as suas próprias regras? Segundo: viu-se neste capitulo em particular que Mosley e Ecclestone não hesitaram em afrontar um poder, julgando-se donos e senhores do circo. Mas nenhum deles é agora dono de equipa. Terceiro: isto não vai ficar por aqui. Em breve, veremos novos episódios desta novela. Afinal, o "sistema berniano de pontuação" só foi adiado para 2010, não foi definitivamente abolido. E o Acordo de Concórdia ainda não foi assinado...

4 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente, eu acho que a FIA voltou atrás APENAS por que a entidade fatalmente desmoralizaria o seu próprio regulamento,a si mesma e suas decisões anteriores, se continuasse com o polêmico sistema misto de medalhas e pontos.

A FIA e Bernie Ecclestone não importam-se com os fãs, com a imprensa, público, pilotos, dirigentes ou mesmo com as equipes.

É metódo interessante de gerenciamento, unilateral e ditatorial.

temos que agradecer à habilidade e esperteza da FOTA, que foi hábil em usar as próprias armas da FIA para derrotá-la.

Sem querer, Max e Benie fortaleceram a reputação da FOTA diante do público.

Ron Groo disse...

Quando li o post de baixo, fiquei feliz, afinal alguém lá de cima tinha se posicionado de forma clara e forte.
Agora este desfecho foi maravilhoso. Tomara que isto mine Bernie and Max.

Loucos por F-1 disse...

Ainda bem que voltaram atrás nesta decisão, o campeonato ganhará muito com isso. É uma penas que este regulamento poderá ser implantado ainda em 2010.

Speeder, o Loucos por F-1 completa 1 ano hoje. Depois nos faça uma visita.

Abraços!

Leandro Montianele

Willian Freitas disse...

Agora a vontade de ver a F1 voltou ao normal.

A F1 não pode esquecer dos seus fãs.