domingo, 1 de março de 2009

Um video sobre a evolução das cronometragens




Este video descobri no Pitstop. Até há 30 anos, com a entrada em acção da cronometragem electrónica, os donos das equipas e as mulheres dos pilotos faziam as cronometragens manuais. Ao logo dos quatro minutos que dura este video, com excertos de imagens entre 1970 e 79-80, vemos Nina Rindt (esposa de Jochen Rindt), Barbro Peterson (mulher de Ronnie Peterson), Helen Stewart (mulher de Jackie Stewart), Maria Helena Fittipaldi (primeira mulher de Emerson Fittipaldi), Bette Hill (mulher de Graham Hill e mãe de Damon Hill), Mimicha Reutmann (mulher de Carlos Reutmann) e outras como Norah Tyrrell (mulher de Ken Tyrrell), Anne Boisnard (Tyrrell e depois Renault) Michele Dusbosc (Matra, Tyrrell e Ligier).



Os chefes de equipa também tiravam tempos nos treinos e corridas. Ken Tyrrell, Colin Chapman, Peter Warr e Bernie Ecclestone estão no video, de cronometro na mão, tentando ver o que outros faziam na pista. E por vezes, os pilotos estavam atentos ao que os outros faziam. Francois Cevért, Jean-Pierre Jabouille e um jovem Alain Prost são vistos ao lado das cronometristas, para não só verem os seus tempos, para também verem o que os outros faziam.



E no final do video remete-nos para 1979, ano da entrada da primeira cronometragem electrónica. Uma era chegava ao fim, e parte do glamour ia embora, mas agora os tempos eram mais exactos.

8 comentários:

Ovi disse...

Gracias por tus artículos sobre la historia, gracias a este blog, estoy aprendiendo la mucha historia de este deporte.
Un saludo.

Anónimo disse...

Por favor defina exatamente o que você considerava que era glamuroso na cronometragem manual, não consegui captar vossa mensagem.

kimi_cris disse...

Excelente video...

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Speeder76 disse...

Romário:

Quando digo "parte do glamour" era o quadro que se desenhava na era em que aconteceu: anos 60 e 70,e pelas pessoas que estavam envolvidas. Pessoalmente, acho piada aquele tempo, em todos os aspectos, excepto os acidentes mortais. E se leres a segunda parte da frase, quando falo da introdução da cronometragem electrónica, verificas que a mudança até foi para melhor, como foi a segurança nas pistas e nos carros. Esclarecido?

Romário Jr. disse...

Sim, obrigado.

Daniel Médici disse...

Tenho uma edição de uma revista argentina fabulosa, a One, em que se fala da invenção da cronometragem eletrônica e como ela foi um advento tardio (poderia ter sido inventado muito antes). Qualquer dia eu escrevo algo sobre...

Rianov disse...

Speeder,

Legal o vídeo.

Mas, reparou aonde estrava a Nina Rindt?
Pois é. Estava em Interlagos.

Estranho né? Rindt já tinha morrido quando a F1 chegou no Brasil.

Abraços e repare para você ver. Tá no final do vídeo.

Speeder76 disse...

Romario Jr:

Não tem de quê!

Daniel:

Espero tranquilamente pelo dia em que agarres essa revista...

Rianov:

Reparei nisso, sim senhora. Até achei estranho ela fazer isso dois ou três anos depois da morte do marido. Será que foi cortesia do Colin Chapman? Não sei dizer...