quarta-feira, 24 de junho de 2009

Agora sim, posso juntar-me à festa!

Depois de ouvir da boca de Max Mosley que havia um acordo, e que mantinha o meu cepticismo enquanto não ouvisse o outro lado, por fim, Luca di Montezemolo falou e confirmou o acordo. À imprensa, referiu que estava satisfeito com as decisões saídas do Conselho Mundial da FIA, em Paris, agradecendo à unidade das equipas FOTA pelo facto de terem conseguido a saída de Mosley do cargo de presidente da FIA em Outubro.


"A satisfação é que todas as nossas reivindicações foram aceites. Conseguimos obter três coisas: que a Formula 1 continuasse a ser a Formula 1 não a Formula 3; que não exista um ditador, mas sim uma escolha conjunta dos regulamentos e que não fossem imposições, e que os directores das equipas fossem consultados e tivessem uma palavra a dizer. Mosley anunciou que vai sair em Outubro, naquela que é uma decisão irrevogável, e até então não tratará mais da Formula 1", afirmou Montezemolo ao jornal Gazzetta dello Sport.


Para além disso, o presidente da Ferrari enalteceu o facto de terem conseguido a estabilidade regulamentar até 2013, e agradeceu aos restantes membros da FOTA por terem ajudado a alcançar aquilo que desejavam: "Agora temos finalmente estabilidade nas regras até 2013. Quero agradecer a todos os nossos apoiantes, porque o público não podia mais com estas alterações. Esperamos que no próximo ano, com uma regulamentação finalmente estável, vejamos uma Ferrari ganhadora".


"A unidade das equipas e dos construtores foi essencial. Ecclestone disse que deu os cartões da FOTA ao cão, Mosley disse que não sabia o que era a FOTA. Hoje, parece que ambos tiveram um discurso muito diferente", declarou Montezemolo, visivelmente satisfeito.


Para finalizar, agradeceu a Max Mosley(!) pela cooperação na resolução do problema: "Ele fez um excelente trabalho para resolver o problema. Quando se chega a acordo toda a gente tem de ajudar da mesma maneira." Sinceridade ou sarcasmo?


Mas enfim, tudo acabou em bem. Hipócrita, mas bem. Teve de chegar a uma espécie de "ponto de não retorno" para que se resolvessem as coisas na Formula 1. E do Tio Bernie se mexer (pudera, era o trabalho de uma vida toda que estava a desmoronar-se à sua frente...) Apesar de ser um acordo em muitos aspectos, politico, não sei ainda como vai ser os pormenores técnicos. Sei que o tecto orçamental vai baixar em 2011 mas e mais quê? Não sei...


Ah, entretanto, a FIA confirmou hoje a lista de inscritos para o Mundial de 2010: para além dos dez, teremos a USF1, a Manor e a Campos. Mais seis vagas na elite. Quem aparecerá?

2 comentários:

Marcel Santos disse...

Completamente de acordo. so quando li estas decrações do Luca, em que ele dá a entender que foi uma vitória clara da FOTA, é que acreditei "à séria". Mas de resto falta perceber ainda muita coisa. A ver vamos...

Felipão disse...

Eu não sei o que é pior, sinceramente... O poder absolutista do Max ou o comando na mãos das montadoras, que não estão nem aí pra F1...