terça-feira, 23 de junho de 2009

GP Memória - Holanda 1974

Depois de terem corrido em Anderstorp, na Suécia, o pelotão da Formula 1 passou para a sua próxima paragem, o circuito holandês de Zandvoort, na Holanda. O pelotão da Formula 1 já começava a ficar grande. Tão grande que a Trojan foi recusada pelos organizadores por uma terceira vez. A equipa contestou esta recusa nas entidades desportivas britânicas, e no final, a sua inscrição foi aceite.


Em Zandvoort estavam inscritos 27 carros para o fim-de-semana. E havia mudanças: Brian Redman sai da Shadow, e no seu lugar era contratado um jovem piloto vindo da Token: Tom Pryce. A Williams inscreve dois carros, um para o regressado Arturo Merzário, e outro para o local Gijs Van Lennep. Outro regresso é o de Hans-Joachim Stuck na March, recuperado do polegar quebrado. E na Surtees, a saída de José Carlos Pace já tinha sido consumada, e ele estava ausente na Holanda.


Na qualificação, os melhores foram os Ferrari, que monopolizavam a primeira fila. Niki Lauda foi melhor do Clay Regazzoni, enquanto que na segunda fila ficavam os McLaren de Emerson Fittipaldi e Mike Hailwood, no terceiro carro da marca, e na terceira fila estavam o Tyrrell de Jody Scheckter e o Hesketh de James Hunt. Na quarta fila estavam o Shadow de Jean-Pierre Jarier e o segundo Tyrrell de Patrick Depailler, e para fechar o “top ten” estavam o segundo McLaren de Dennis Hulme e o Lotus de Ronnie Peterson.


Na Holanda, os organizadores só deixaram correr 25 carros, logo significava que dois deles teriam de ficar fora. O Token de Tim Schenken e o Isso-Marlboro de Gijs Van Lennep, para desilusão dos fãs locais.



No momento da partida, Lauda sai na frente, com Hailwood na segunda posição, seguido por Regazzoni e Depailler. Hunt partia mal e na confusão, bate em Pryce e ambos ficam de fora da corrida. O austríaco continua na frente, sem ser incomodado, enquanto que mais atrás, Regazzoni passa Hailwood no final da segunda volta, e fica com o lugar praticamente até ao final da prova. O inglês da McLaren iria perder mais duas posições, a favor de Depailler e Fittipaldi, mas a meio da corrida, o brasileiro conseguiu passar o francês da Tyrrell. Mais tarde, Depailler tinha problemas de direcção e perderia o quarto lugar a favor de Hailwood. Pouco depois, viu-se incapaz de segurar o seu companheiro Jody Scheckter, e assim ficou no último lugar pontuável.


No final da corrida, a Ferrari comemorava a segunda dobradinha do ano, com fittipaldi no lugar mais baixo do pódio. Isto implicava que tem termos de campeonato, a luta estava ao rubro, pois se o brasileiro liderava, Lauda, com esta vitória, estava somente a um ponto dele, enquanto que Regazzoni tinha apenas menos dois pontos que o duo da frente. A meio da temporada, isto implicava que o campeonato estava “quente”, e que dali a duas semanas, no circuito francês de Dijon, as coisas poderiam esclarecer um pouco…


Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/1974_Dutch_Grand_Prix

http://www.grandprix.com/gpe/rr243.html

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