sexta-feira, 26 de junho de 2009

The End: Michael Jackson (1958-2009)

Esta apanhou-me de surpresa, mas é o que acontece quando desligas o computador por umas horas: desde as oito da noite que se falava, via Twitter, que Michael Jackson teve um ataque cardíaco na sua casa, em Los Angeles, e que os paramédicos o tentaram reanimar. Há pouco meis de uma hora, foi confirmada a sua morte. Tinha 50 anos.


Ainda a quente, fico com a certeza que isto vai ter o mesmo impacto do que o Elvis Presley. Acho que (pobre coitada!) no mesmo dia em que um dos icones dos anos 70, a Farrah Fawcet, uma "Anjo de Charlie" morre aos 62 anos, vitima de cancro do colon, as noticias e o impacto da morte dela sejam completamente "apagadas" pelo que aconteceu a "Wacko Jacko".


Chamavam-lhe o "rei do pop" não sem razão. Era um fenómeno no palco, e uma personalidade excêntrica fora dela. As plásticas, a coloração da pele, as várias polémicas, nomeadamente as acusações de pedofilia... o desaparecimento dele como "artista" e o aparecimento como figura pública, rodeado de controvérsias. Hoje fechou-se um capitulo, é certo. Confesso a minha curiosidade em saber o que o futuro reserva, quem e como será contado o seu legado, e se tudo aquilo tinha algum fundo de verdade.


E o 25 de Junho de 2009 vai ser, no futuro, tão lembrado como o 15 de Agosto de 1977, o dia em que Elvis Presley morria, em Memphis, aos 42 anos. Dois paralelismos: morreram em casa, e de ataque cardiaco.


Para finalizar, como tributo e reccordação, não escolho o videoclip do "Thriller", porque é a escolha de 9 em 10 blogueiros. Como gosto de ser diferente, eis o meu favorito: "Don't Stop Till You Get Enough". Como costumava dizer sarcasticamente: "O tempo em que Michael Jackson era negro e não comia criancinhas...". Mas hoje não tem nenhuma graça para dizer isso. Ars lunga, vita brevis.

5 comentários:

Fábio Andrade disse...

A notícia me pegou completamente de surpresa. Foi um choque. Michael Jackson esteve longe de ser uma "figura-referência" pra mim, até porque, quando eu comecei a crescer, ela já se encontrava em flagrante decadência. Mas não dá pra passar direto perante a notícia do desaparecimento do maior astro da indústria musical de todos os tempos.

É chocante a percepção de que aquelas pessoas que são meio intocáveis, meio míticas, meio super-heróis tmb são de carne e osso e têm fim. A notícia precisa encarar uma certa resistência mental para ser entendida.

E Farrah Fawcett... O Flávio Gomes definiu com precisão qual vai ser a repercussão de sua morte, no mesmo dia da de Jackson: "o Ratzenberger de Michael Jackson".

Um dia de bruxas soltas mundo afora, sem dúvidas...

Felipe Playmobil disse...

- R.I.P. King Of Pop

Ingryd disse...

Não tem como não lembrar Triller, é um marco, um começo, icone e emblema do pop como conhecemos hj.
não tenho muito o que falar sobre, tudo já foi dito. Mas ele merece um post, e farei uma pausa em minhas "ferias" de uma semana dos blogs, pra postar nem que seja um clipsinho desse que se transformou em mestre.

MSTeam Crew disse...

Dizer que hoje ele estava endividado, perdido e decadente é muito fácil. Mas quando eu era moleque pirava vendo o clip de Thriller. Apesar de não ser um grande fã, adorava Don´t Stop Till Get Enough e por volta de 1991 eu tinha um tenis LA Gear da série do MJ.

Mas falando de teorias, já pararam para pensar nisso? Michael Jackson foi casada com Lisa Marie Presley. Ora, todos sabemos que Elvis não morreu (ehehehhehehe) e então ela apresentou o pai ao MJ. Nesse momento Elvis disse pra o MJ como é que se fazia para "morrer" e continuar vivo! Brincadeira ne....

RIP MJ

Daniel Médici disse...

Como escreveu hoje ummúsico brasileiro e jornalista, sobre os proimeiros rumores da morte deles:

"ABC, easy as 1,2,3, a NBC confirma, a CNN não confirma, mas segundo a TMZ..."
O lead que eu queria ter escrito...