domingo, 21 de junho de 2009

WTCC - Brno (Corridas)

No mesmo dia em que a Formula 1 corria em Silverstone, no circuito checo de Brno, o WTCC tinha a sua jornada dupla. E aqui, no duelo entre BMW e Seat, a marca alemã levou a melhor.


Na primeira corrida do dia, com Augusto Farfus a largar da "pole-position", este provocou uma... carambola, que não só o eliminou a si, como também aos Chevrolet Cruze de Nicola Larini e de Rob Huff, com o terceiro Chevrolet, o de Alain Menu, a não ir mais longe. Andy Prilaux e Jordi Gené também estiveram envolvidos, mas continuaram em prova. Tiago Monteiro, partindo da 11ª posição na grelha, aproveitou bem a confusão para chegar ao quinto posto no final da primeira volta.



Contudo, nas voltas seguintes, estava a ser pressionado pelo espanhol Sergio Hernandez, no seu BMW, que estava muito mais rápido do que ele, e desceu para o sexto posto, o seu lugar final. Na frente, o duelo era entre Alex Zanardi e Jorg Muller, mas no final, o piloto italiano levou a melhor, numa dobradinha BMW. Gabriele Tarquini foi o terceiro, o melhor dos Seat.


Na segunda corrida do dia, Sergio Hernandez partiu na frente, e não mais largou. O seu grande adversário foi outro BMW, do seu compatriota Felix Portero, mas um despiste a meio da corrida o fez cair para o quarto posto, aproveitado pelos dois Seat, de Yvan Muller e Tiago Monteiro, que o tentaram apanhar, mas não conseguiram. Sendo assim, o piloto português subiu ao pódio pela segunda vez este ano. Gabriele Tarquini foi quinto, seguido de Rykard Rydell.



"Estou muito contente. Dois pódios em dois fins-de-semana são resultados muito positivos. Este fim-de-semana somei nove pontos para além de ter dado igualmente pontos à Seat numa altura especialmente sensível para a equipa devido às alterações regulamentares impostas", afirmou primeiro o piloto português.


No balanço de um fim de semana que era potencialmente complicado, devido às restrições dos turbo-diesel da Seat e dos lastros, Monteiro e a equipa Seat conseguiram contrariar um pouco as adversidades: "Chegámos a Brno preocupados e não muito confiantes devido às limitações das rotações dos Leon TDI e claro, do lastro, mas determinados em conseguir fazer o melhor possível. A estratégia da equipa acabou por funcionar muito bem, soubemos defender-nos dos ataques dos nossos adversários e não cometemos erros, o que foi determinante para o desfecho final", concluiu.


No final deste fim de semana duplo, Monteiro subiu duas posições, até ao décimo lugar, com pontos. A proxima jornada dupla do WTCC será no circuito português da Boavista, no Porto, a 4 e 5 de Julho.

Sem comentários: