O site inglês Grand Prix revelou ontem quem são os principais apoiantes e membros da candidatura do finlandês Ari Vatanen à presidência da FIA para as eleições de Outubro. E não são uns quaisquer: escolheu Fernando Falco y Fernandez de Cordova, de Espanha, como presidente do Senado, Bernard Tay, de Singapura, para o Gabinete do Tráfego e Segurança, e o alemão Hermann Tomczyk, o presidente da ADAC, para o Gabinete dos Desportos Motorizados.
Estes três nomes são de membros experimentados e com vasto currículo, e segundo Vatanen, são as pessoas ideais para provocar a mudança na politica actual da FIA: “Estes membros tem um vasto curriculo de provas dadas, quer ao serviçlo da FIA, quer ao serviço das federações dos seus países. Com eles, vamos trazer as mudanças necessárias para fazer da FIA um organismo mais transparente e mais eficaz, em beneficio dos nossos membros", afirmou na conferência de imprensa que serviu de apresentação do seu gabinete. "Agora é tempo de mudança e juntos, podemos alcançá-la!", concluiu.
Fernando Falco, um nobre espanhol (é Marquês de Cubas), está desde os anos 90 representado em organismos nacionais e internacionais. Representante espanhol da FIA através da Aliança Internacional de Turismo, entre 1998 e 2001 foi o presidente desse organismo, sediado em Genebra. Para além disso, faz parte do Conselho de Mobilidade Urbana de Madrid, associada ao Ministério do Interior espanhol.
Quanto a Bernard Tay, foi eleito em Abril como representante da FIA para a Ásia-Pacifico, e desde 1983 que é membro do Automóvel Clube de Singapura, sendo o seu presidente em 2006. No seu mandato tem-se batido por uma maior segurança nas estradas, elaborando diversas campanhas quer naquela cidade-estado, quer na região asiática, através do seu organismo e as autoridades estatais.
No caso de Hermann Tomczyk, ex-piloto de ralis e do ETCC nos anos 70 e 80, é membro da FIA desde 1998. Entre 2006 e 2008 tornou-se no presidente do Automóvel Clube alemão (DMSB), depois de ter sido presidente de 1998 a 2006. Em Maio deste tornou-se vice-presidente da Federação alemã de automobilismo, o ADAC, e por essa altura foi considerado como candidato à presidência da FIA, pelo facto de ter sido vice-presidente da área desportiva durante algum tempo.
2 comentários:
Vai dar Todt, embora eu torça pro Vatanen...
Se não houver tapetão...vou de Ari V.!
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