A temporada de 2011 vai ser especial para os adeptos dos ralis, pois vai marcar a entrada de um novo regulamento, de novos carros e de novas equipas. Se a Volkswagen já disse que está interessada em entrar, mas a partir de 2012, já a Prodrive, através da Mini, vai arrancar no próximo ano com o seu programa de ralis. E claro, tem potenciais pilotos na sua lista. Dois nomes vêm hoje à baila: Per-Gunnar Anderson e Petter Solberg.
Solberg é um nome conhecido na Prodrive, já que foi ele que guiou os Subaru Impreza até a final do envolvimento da marca japonesa no WRC, em 2008. Agora a trabalhar a solo, o piloto norueguês é cogitado num regresso à preparadora de David Richards em 2011, que terá um programa a meio gás. Mas Solberg já descartou essa hipótese. "Para mim, ou disputo as provas todas...ou nenhuma, no próximo ano. É interessante entrar num projeto como este da Míni, mas fazer meia época, não...", referiu em delcarações à imprensa norueguesa.
Assim sendo, outra grande hipótese para fazer parte do projecto da Mini é o sueco Per-Gunnar Andersson, que actualmente corre na SWRC. Antigo piloto da Suzuki, com o qual venceu o Junior WRC em 2004, é uma hipótese a considerar para o arranque do projecto Mini, quer nos testes de Inverno, quer na sua primeira temporada no novo WRC, que vai ser a meio gás.
Quanto à Volkswagen, depois da experiência do "carro zero" com Scirocco, no Rally ADAC Deutschland, as indicações de que uma decisão por parte do Grupo Volkswagen está iminente são muitas. O líder desportivo da marca, Kris Nissen, disse que caso haja uma decisão positiva, o projecto durará dezoito meses para estar pronto para a estrada. Ou seja, lá para 2013 é que veremos a marca alemã a acelerar nas classificativas um pouco por todo o mundo. Agora é Carlos Sainz, piloto da marca para o Todo-o-Terreno, afirmar que qualquer decisão sobre este assunto está para acontecer nas próximas semanas:
"As raízes dos ralis são muito fortes e a VW já se apercebeu disso, bem como do facto do WRC ser uma excelente plataforma promocional para os produtos de uma marca.", referiu Sainz.
A confirmar-se, em 2013 poderemos ter nas estradas pelo menos quatro marcas: Mini/Prodrive, Ford, Citroen e Volkswagen. Isto, se os rumores das participações de Saab e Toyota não se confirmarem...
Sem comentários:
Enviar um comentário