domingo, 29 de agosto de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 13, Belgica (Corrida)

Toda e qualquer pessoa que gosta de Formula 1 adora Spa-Francochamps. Pelo facto de estar no calendário da Formula 1 desde tempos imemoriais, pelo facto da pista em si ser desafiadora, mesmo depois dos 14 quilómetros iniciais terem sido encurtados para sete, e desaparecerem sitios como a Masta Kink, e por fim, o boletim meteorológico das Ardenas, sempre imprevisível, e ainda mais imprevisivel neste fim de semana.

Após o mês de férias que a Formula 1 teve, vimos que o campeonato tinha à partida cinco candidatos ao titulo, algo que não temos há muitos, muitos anos. Os dois pilotos da Red Bull, os dois pilotos da McLaren e Fernando Alonso. Neste fim de semana, e nestas circunstâncias, o melhor seria aquele que conseguisse superar os seus adversários e ter nervos de aço para conseguir concentrar-se numa pista escorregadia. Lewis Hamilton e Mark Webber provaram que sim, eles conseguem, enquanto que Sebastien Vettel e Fernando Alonso, não. Podia colocar Jenson Button no lado dos vencidos, mas aqui foi mais vitima que réu.

Mas entre os dois vencedores do dia. Hamilton foi claramente o melhor, enquanto que Webber esteve mais à espera dos azares dos outros para chegar onde chegou. E ainda bem que teve sorte, pois assim pode salvar a honra do convento, pois o seu companheiro de equipa, Sebastien Vettel, só cometeu disparates nesta corrida. O embate no McLaren de Jenson Button e consequente "drive through", o furo na roda traseira esquerda, etc, etc... fez com que acabasse a corrida com zero pontos. A sua sorte é que os pilotos atrás de si, Fernando Alonso e Jenson Button... também ficaram com zero.

E do resto do pelotão, o grande herói foi Robert Kubica, que com o seu terceiro lugar, demonstra que começa a ter um bom carro e que está lá quando os outros falham. Mas mais do que isso, tem uma excelente pilotagem que demonstra, desta vez, que quando aquele carro melhorar, será candidato à vitória. Felipe Massa foi um discreto quarto colocado, numa corrida onde apenas cumpriu os objectivos. E até deve ter marcado pontos na equipa contra o "Principe das Asturias", pois esteve sempre na frente dele, durante todo o fim de semana, algo incrivel num fim de semana inconstante em termos de boletim meteorológico...

Force India e Mercedes-Benz foram outras duas boas equipas que levaram os seus pilotos aos pontos. No primeiro caso, se em 2009 foram a grande surpresa daquele fim de semana, com uma pole-position e um pódio, este ano não tiveram nem uma coisa, nem outra, mas até conseguram boas prestações, especialmente Adrian Sutil, que terminou a corrida na quinta posição, e Vitantonio Liuzzi aproveitou bem as asneiras dos outros, especialmente Jaime Alguersuari, que cortou uma chicane e foi penalizado por isso. Foi por isso que herdou o último ponto disponivel.Quanto à equipa de fábrica, depois do desastre de ontem, conseguiram diminuir os prejuizos de hoje, ao levar ambos os carros aos pontos, e claro, com Nico Rosberg à frente de Michael Schumacher. Pararam mais tarde do que o resto do pelotão, aproveitaram as falhas dos outros e levaram pontos para casa.

E Kamui Kobayashi marca pontos mais uma vez, na equipa, no "ranking" e na cobiça dos outros, devido à sua excelente rapidez e não bater nos outros, como anda a fazer o Takuma Sato no outro lado do Atlântico, no seu "Lotus"...

Com o final da corrida belga, faltam seis provas para o final do campeonato. Cotinuamos a ter cinco pilotos separados por vinte pontos e vemos agora Lewis Hamilton como o novo lider, mas apenas com três pontos de vantagem para Mark Webber. Nada se decidiu, e pelo andar da carruagem, só deve ser decidido em Abu Dhabi... veremos.

Sem comentários: