quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Colin McRae, por Antti Kahola



"Em caso de dúvida, vou sempre a fundo"

Colin McRae, 1968-2007

O tempo voa rápido, não é? Muito rápido. Parecendo que não, já passaram três anos desde que ele nos deixou. Aquele que foi considerado como um dos pilotos mais espectaculares da história do WRC, e o primeiro que levou os ralis às consolas dos videojogos com uma série de jogos com o seu nome, morreu há três anos num acidente de helicóptero na sua Escócia natal.

Entre 1989 e 2006, correu pela Ford, Citroen e Skoda, mas foi nos Subarus preparados pela Prodrive que teve o seu sucesso. Um homem que dava tudo nas classificativas, numa atitude de "win or wall" que muitas das vezes acabava na valeta e lhe deu o epíteto de "Colin McCrash".

Venceu o título mundial de 1995, num duelo fratricida com o seu companheiro Carlos Sainz, provavelmente o seu momento mais alto, e andou o resto da vida a tentar ganhar novo título. Conseguiu três vice-campeonatos e 25 vitórias em ralis, 42 pódios e 477 vitórias em classificativas. Foi um dos maiores do seu tempo, sem dúvida.

Já falei muito sobre ele, e neste dia decidi que não seria mau de todo colocar um video de tributo feito pelo Antti Kahola há cerca de dois anos, que cobre toda a sua carreira. Acho que vão gostar.

Sem comentários: