segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Noticias: Lotus e Cosworth terminam a sua parceria

Já é oficial: a Lotus e a Cosworth irão terminar no final desta temporada o seu contrato de fornecimento de motores, celebrado em 2009, quando a marca fundada por Colin Chapman anunciou o seu regresso à Formula 1, após dezasseis anos de ausência.

Um comunicado oficial saiu no final da tarde deste Domingo, afirmando o seguinte: "A Cosworth chgou a um principio de acordo com a Lotus Racing pelo qual o contrato de forcecimento de motores Cosworth chegará ao seu termino no final da actual temporada da Fórmula 1. Este acordo está sujeito a contrato e até que tal acordo esteja terminado, nenhuma das partes fará quaisquer comentarios." O acordo entre as duas partes era de três temporadas.

Esta noticia só alimenta mais os rumores de que a Lotus já tem um principio de acordo com a Renault para fornecer motores e caixas de velocidades da marca, entre outros componentes. Caso se confirme, será o regresso de uma parceria que deu frutos entre 1983 e 1986, onde ao longo de 62 Grandes Prémios venceram cinco corridas, quatro delas conseguidas por Ayrton Senna, e deu à marca um regresso à ribalta, o primeiro após o desaparecimento do seu fundador, Colin Chapman. Para além de Senna, Nigel Mansell, Elio de Angelis e Johnny Dumfries foram outros pilotos que guiaram Lotus-Renault em fins de semana de corridas.

Sem comentários: