domingo, 7 de agosto de 2011

As corridas do passado: Alemanha 1966

"Quinze dias depois de mais uma vitória de Jack Brabham no GP da Holanda, a Formula 1 deslocava-se ao Nurburgring Nordschleife para ali correr no GP da Alemanha. Num pelotão reduzido como aquele, e num circuito tão grande como o Nurburgring, os organizadores decidiram que seria ideal para os espectadores terem em simultâneo a corrida de Formula 1 e a de Formula 2, com classificações e grelhas separadas.

E no pelotão de Formula 2 estavam pilotos que iriam dar cartas nos anos seguintes: o belga Jacky Ickx, o francês Jean-Pierre Beltoise, o britânico Piers Courage, e outros que já tinham tido o gosto da Formula 1 como o mexicano Pedro Rodriguez, os alemão Hans Hermann e Huert Hahne. Outros pilotos lá estavam, como o britânico Alan Rees e o francês Jo Schlesser.

(...)

Na hora da partida, o céu estava nublado e a pista húmida, e no momento em que largam, Surtees sai melhor que Clark, Bandini e Brabham para ficar com a liderança. Atrás, alguns dos Formula 1 ficam misturados com os Formula 2 e há cofusão em Flugplatz, quando o Brabham privado de John Taylor bate no Cooper de Formula 2 de Jacky Ickx. O belga escapa ileso, mas Taylor fica preso nos destroços do seu carro, que se incendeia. É transportado para o hospital de Coblenz, fica internado em estado grave."

São extratos do artigo de hoje que escrevi para o Pódium GP sobre o GP da Alemanha de 1966, onde a temporada dominadora de Jack Brabham continuou a fazer-se sentir, desta vaz acompanhada pelos Cooper de John Surtees e Jocjen Rindt. E numa corrida onde se viu um vislumbre do futuro atrávés do pelotão da Formula 2, que correu paralelamente com a corrida de Formula 1, foi também o local do primeiro acidente fatal da competição em dois anos, quando John Taylor, apenas no seu quarto Grande Prémio da sua carreira, bateu forte com o Matra de Jacky Ickx, e sofreu queimaduras graves, que levaram à sua morte cinco semanas mais tarde.

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