quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Triunfo da Estupidez

Por estes dias ouve-se frequentemente nas rádios portuguesas a musica que tem como título "O Elogio da Estupidez". Quem canta são os Pinto Ferreira e tem o seguinte refrão:

Maravilhosa Estupidez
Porque será que só tu não vês?
Esse prodigio extraordinário
Tens um toque de Midas
Só que ao contrário.

A razão porque escrevo isto foi algo que "explodiu" nas últimas horas por estas bandas. Tudo começou no passado domingo, quando o pessoal dos fóruns - especialmente os do Autosport - por terem criticado o desempenho de Tiago Monteiro nas duas corridas de Valencia, a contar para o WTCC. Houve um em particular, de um "Toivonen", que afirmou o seguinte:

"Tiago Monteiro, infelizmente temos que reconhecer - para além de não ter carro, não tem o resto (e repito um post de há umas semanas). Falta-lhe garra em pista - as suas disputas de posições são sempre para perder. Nas normais lutas das partidas, está sempre colocado a "jeito" de "levar" e nunca "dar". Não lhe auguro grande futuro neste Campeonato - espero estar enganado."

Se as coisas seguissem o seu ritmo normal, ninguém ligava à coisa e isto seguia o devido caminho para o esquecimento. Contudo, o meu amigo Gonçalo Cabral, do 16 Valvulas, entrevistou ontem o Tiago Monteiro para o seu programa a propósito de fazer o balanço da sua temporada e fez uma pergunta sobre a sua alegada falta de agressividade. Tiago respondeu da seguinte forma: "Pouco agressivo? Já fui chamado aos Comissários diversas vezes e pedem-me para ter calma com os toques!"

E pronto, o Tiago Monteiro caiu na armadilha: fez aquilo que nunca se deve fazer, que é responder aos comentários dos foristas. Bem sei que a intenção do Gonçalo não era essa - a ideia era de fazer um balanço da época do piloto do Porto - mas sei, por aquilo que a vida me ensinou, que responder aos idiotas é como atirar gasolina para o fogo: só piora.

E as reações não se fazem esperar. Os ditos cujos, quais "virgens impolutas", defendem-se hoje com frases como esta, que li hoje: "E desde quando agressividade tem a ver com dar toques? Agressividade é uma actitude (sic) em pista, dar toques é ser piço". E reaprem, não estou aqui a defender o Tiago Monteiro. Apenas estou a colocar as "bocas" deles neste post para apontar o seu defeito: simplesmente não gostam do seu estilo de condução. O forista típico detesta pilotos "cerebrais", aqueles que se preocupam em levar o carro até ao fim inteiros, amealhar pontos. Querem um Gilles Villeneuve ou um Henri Toivonen em cada esquina. E escusam de lhes dizer que eles já morreram, porque não os vão ouvir.

Honestamente, e em jeito de conclusão, ambos os lados perderam a oportunidade de ficarem calados.

Se alguém quiser perder tempo nos fóruns de automobilismo para ver os apelidos que puluam por aí, se não tem a ver com velocidades - como o meu, por exemplo - , tem a ver com pilotos que lhes marcaram pela sua agressividade. Toivonen, Senna, Villeneuve, blá, blá, blá. E tirando o caso do piloto brasileiro, não venceram mundiais, antes eram mais famosos por destruiram carros. E tiveram vida curta. Até me admiro por não haver alguém português ou brasileiro que tenha o apelido "DeCesaris81" ou algo parecido...

Eu sei do que ando a falar porque já participei nos fóruns de automobilismo. Ao principio é tudo muito bonito, mas depois começa a ser infernal. Começa por coisas como "quem foi o melhor piloto de sempre", onde cada um tem o seu e defendê-lo-á até à morte, até a isto que se vê, criticar as atitudes de piloto A ou B por "não ser suficientemente agressivo", pois ser piloto é ter "colhões de titânio" e "fazer a curva com o pedal a fundo". Foi por isso e pelos insultos constantes que deixei de frequentar os fóruns. Deixei-me de identificar com aquilo no dia em que acordei e comecei a ver que a diferença entre isso e uma gigantesca cloaca é praticamente nenhuma...

Onde quero chegar é que nenhum dos lados, quer seja o piloto, quer seja dos "foristas", tem razão. E o piloto fica ainda pior na fotografia, porque tem tudo a perder. É a parte mediática e ele sabe, mais do que ninguém, a máquina que tem nas suas mãos. E tem de saber que o que lhe interessa, acima de tudo, é chegar ao fim no melhor lugar possivel, com a máquina o mais preservada possivel, pois custa dinheiro mantê-la e repará-la, em caso de acidente.

Então as coisas são piores se pagas do teu próprio bolso, como faz por exemplo o Armindo Araujo com o seu Mini JCW WRC. Agora conseguiu os seus primeiros pontos na Alemanha, mas ao longo destes últimos meses, muitos desses "campeões da Playstation" criticaram o seu estilo de condução nos Fóruns do Autosport, especialmente na parte da falta de agressividade. E sempre defendi o Armindo porque sei quanto custa um carro desses e como é importante evoluir e levar o carro até ao fim. A realidade não é um jogo da Playstation onde tens um botão para colocar o teu carro no modo indestrutível, mas parece que a essa gente não lhes importa. Querem ver o tal tipo a ganhar e a dar espectáculo, acabou, não lhes interessa como.

Em jeito de conclusão, o ideal para o Tiago seria ter dito algo como "tenho o meu estilo de condução e se não gostam, paciência". Ele debate-se este ano contra um carro que está a perder competitividade a cada corrida que passa, pois a Seat saiu completamente de cena. Tanto mais que é sabido que o Gabriele Tarquini está praticamente a largar a equipa SUNRED para correr com o Volvo C30 na temporada de 2012. E provavelmente o Tiago vai no esmo caminho, dado que a Ford e a Honda irão entrar em ação na próxima temporada. Não ficaria admirado se no próximo ano, os Seat Leon desapareçam de cena no panorama do WTCC...

Quanto aos que escrevem nos fóruns, devem ser sempre relegados para onde merecem estar: a sua insignificância. O que querem é protagonismo e se o piloto responder às suas "bocas", essa gente fica feliz porque já ganhou o dia.

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