Foi por muito pouco, mas o neozelandês Mitch Evans foi o campeão de 2012 da GP3. Apesar de ter tido uma péssima corrida - devido a um furo - ficando fora da zona dos pontos, foi a pole-position de ontem, e respectivos quatro pontos, que o acabaram por salvar na corrida do campeonato, contra um Daniel Abt que teve um bom fim de semana, conseguindo vencer a corrida de sábado.
Abt parecia ir a caminho de um inesperado título na GP3, neste domingo de manhã quando ficou na liderança, depois de ter partido do oitavo posto. Contudo, veio o cipriota Tio Elinas, que também fez uma corrida de recuperação e a volta e meia do fim, passou o alemão da Lotus ART e ficou na liderança, tirando o título da boca do alemão. O italiano Giovanni Venturini foi o terceiro, e com Mathias Laine a conseguir a volta mais rápida, Abt não tinha maneira de conseguir sacar mais pontos a lado algum, e assim o neozelandês conseguiu "in extremis" ser o campeão da GP3, por apenas dois pontos de diferença: 151,5 contra 149,5 pontos.
Abt parecia ir a caminho de um inesperado título na GP3, neste domingo de manhã quando ficou na liderança, depois de ter partido do oitavo posto. Contudo, veio o cipriota Tio Elinas, que também fez uma corrida de recuperação e a volta e meia do fim, passou o alemão da Lotus ART e ficou na liderança, tirando o título da boca do alemão. O italiano Giovanni Venturini foi o terceiro, e com Mathias Laine a conseguir a volta mais rápida, Abt não tinha maneira de conseguir sacar mais pontos a lado algum, e assim o neozelandês conseguiu "in extremis" ser o campeão da GP3, por apenas dois pontos de diferença: 151,5 contra 149,5 pontos.
Quanto a Antonio Felix da Costa, conseguiu também fazer uma corrida de recuperação chegando ao quinto luga, conseguindo mais alguns pontos e consolidando o terceiro lugar final na competição. De facto, foi um ano para lembrar por parte do piloto português, que evoluiu bastante, mas os maus fins de semana, especialmente na Alemanha, acabaram por ter papel nesta fase final, apesar das três vitórias, dos seis pódios da pole-position e das seis voltas mais rápidas, quatro delas consecutivas.
“Foi uma boa forma de me despedir da GP3, depois de um ano que me marcou bastante. Cresci muito enquanto piloto profissional e estou inserido na Red Bull Junior Team, portanto não há duvida que saio de Monza algo desapontado pela perda inglória deste campeonato, mas por outro lado o responsável da Red Bull, Dr. Helmut Marko, está satisfeito com o meu trabalho, por isso só tenho razões para continuar motivado e a mostrar que sou uma opção válida para um dia vir a guiar para umas das duas equipas da Red Bull”, disse o piloto de Cascais, com o seu reconhecido profissionalismo.
“Foi uma boa forma de me despedir da GP3, depois de um ano que me marcou bastante. Cresci muito enquanto piloto profissional e estou inserido na Red Bull Junior Team, portanto não há duvida que saio de Monza algo desapontado pela perda inglória deste campeonato, mas por outro lado o responsável da Red Bull, Dr. Helmut Marko, está satisfeito com o meu trabalho, por isso só tenho razões para continuar motivado e a mostrar que sou uma opção válida para um dia vir a guiar para umas das duas equipas da Red Bull”, disse o piloto de Cascais, com o seu reconhecido profissionalismo.
A GP3 acabou por este ano, no próximo haverá mais.
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