sexta-feira, 22 de março de 2013

Formula 1 2013 - Ronda 2, Malásia (Treinos)

As duas sessões de treinos em Sepang, que aconteceram nesta madrugada e manhã, mostraram que - se é que existe algo que se possa mostrar - que a Lotus se tornou numa equipa a ter em conta. Pelo menos na segunda sessão, onde Kimi Raikkonen foi o melhor do que Sebastian Vettel. Porque na primeira sessão, o finlandês ficou mais tempo nas boxes, a conta de um problema com o seu KERS, do que na pista. Mas no pouco tempo em que esteve, foi marginalmente mais lento que Mark Webber, no segundo Red Bull: 68 milésimos de segundo.

E para demonstra o equilíbrio e a incerteza - pelo menos nestas sessões de treinos - o Ferrari de Fernando Alonso esteve 384 centésimos mais lento que Webber, tendo o quarto melhor tempo, enquanto que na segunda sessão, Felipe Massa ficou no terceiro lugar - atrás de Raikkonen e Vettel - mas apenas por... 92 centésimos. Atrás do trio Red Bull, Ferrari e Lotus, ficaram o Mercedes de Nico Rosberg, o Force India de Paul di Resta, o segundo Mercedes de Lewis Hamilton e o segundo Force India de Adrian Sutil. E todos eles colocaram os McLaren de Sergio Perez e Jenson Button fora do "top ten".

Claro, boa parte da segunda sessão de treinos livres aconteceu debaixo de chuva intensa, o que poderá ser um fator a perturbar o fim de semana das corridas, porque ele aconteceu na hora que deverá ser a qualificação e a corrida. E como sabemos como foram as coisas na Austrália, há cerca de oito dias, o receio é grande.

Mas há outros receios: de que a McLaren possa ficar com um atraso maior, de tal forma que as suas candidaturas a ambos os títulos fiquem como em 2009, fiquem cedo fora da luta. E também que outras equipas que não estiveram bem em Melbourne, como a Sauber e a Williams (Jules Bianchi, da Marussia, foi mais veloz do que o Williams de Valtteri Bottas no segundo treino livre!), podem mostrar este ano que estão piores que na temporada passada.

Ainda é cedo para ver no que isto pode dar, porque falta a qualificação e a corrida, no domingo. Mas se Kimi e a Lotus podem ter um trunfo debaixo do braço em relação à concorrência: se conseguir conservar os pneus por mais tempo que a concorrência, isto pode significar que é um verdadeiro candidato ao título, ao lado de Fernando Alonso e Sebastian Vettel. Se as pessoas ainda não sabem disso, deveriam pensar nessa ideia.

Sem comentários: