sábado, 23 de março de 2013

Formula 1 2013 - Ronda 2, Malásia (Qualificação)

A sessão de qualificação do GP da Malásia poderá ter dado como "poleman" Sebastian Vettel, mas ele têm atrás de si os seus maiores rivais para a vitória - e se calhar para o título - nas figuras de Felipe Massa e Fernando Alonso. E o vencedor da Austrália, Kimi Raikkonen, foi apenas sétimo na pista, até que os comissários terem dito que ele bloqueou Nico Rosberg numa das suas voltas rápidas e o penalizarem em três lugares, caindo para o décimo lugar da grelha de partida.

Tal como em Melbourne, choveu na qualificação, especialmente depois da Q2, e ali todos usaram os pneus intermédios. E pelo que se vê pela tabela de tempos, as hierarquias de Melbourne se mantêm: Red Bull e Ferrari na frente, com a Lotus-Renault à espreita, Mercedes, Force India na frente da McLaren e lá em baixo, Junes Bianchi a dar o seu melhor com o seu Marussia, ameaçando os Williams-Renault, que parecem estar a ter um péssimo arranque de temporada. Desta vez, Valtteri Bottas ficou na frente de Jules Bianchi, mas a diferença não foi muita, diga-se: 227 centésimos de segundo entre os dois, apesar do novato finlandês ter ficado a apenas cinquenta centésimos de Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso.

O mais interessante no campo final, numa Q3 onde choveu bastante, foi que pela quarta vez seguida, Felipe Massa ficou na frente de Fernando Alonso. Embora seja uma diferença mínima (140 centésimos de segundo) e na maior parte das vezes, Alonso consegue ser melhor em termos de ritmo de corrida, isso demonstra que o equilíbrio na Ferrari é mais óbvio do que se possa imaginar. Claro, ambos ficaram mais de um segundo distantes de Vettel na chuva, mas amanhã vão todos partir em circunstâncias iguais.

Apesar das diferenças, as coisas para amanhã vão ser atrativas. Se o tempo colaborar, teremos uma corrida debaixo de chuva, e aí, as coisas tendem a baralhar um pouco. Agora, se me perguntam se teremos o segundo vencedor diferente na temporada, hmmm... pois. Eu tendo a esperar o inesperado. 

1 comentário:

Unknown disse...

Muito bom este resumo.
Excelente trabalho.