sexta-feira, 19 de julho de 2013

Youtube Motorsport Classic: o primeiro teste de Ayrton Senna


Hoje, os brasileiros lembram-se do dia em que Ayrton Senna sentou num cockpit de Formula 1 pela primeira vez. Naquele já distante 19 de julho de 1983, no circuito de Donington Park, Frank Williams decidiu dar uma chance à "coqueluche" da Formula 3 britânica, um brasileiro que dava nas vistas com os seus duelos contra outra esperança britânica, Martin Brundle. Ayrton Senna da Silva dominava aquele campeonato, e claro, as equipas de Formula 1 estavam de olho. Mas a Williams foi a primeira a dar a chance de se sentar num carro desses, e ele o experimentou durante 35 voltas num FW08 com o numero 1, atribuido a Keke Rosberg no ano anterior.

Por essa altura - aconselho a lerem a imprensa da altura - Senna já dava nas vistas. Muito nas vistas. Um pouco por causa dos seus resultados em pista, outro bocado por causa do seu poder de persuasão na imprensa - ele mandava frequentemente comunicados e fotos para a imprensa, no sentido de que eles olhassem para ele - quando ele teve a sua primeira chance para se sentar num carro, já tinha uma equipa de TV da Rede Globo, comandado por Reginaldo Leme, a seguir atentamente à evolução de Senna. O resultado é o video que coloco aqui.

Se quiserem ler mais sobre isso, recomendo este post do Renan do Couto, do site Grande Prémio, onde fala em exclusivo com Frank Williams sobre esse dia, e revela que ele já era muito especial e conversaram bastante para que ele se estreasse pela sua equipa em 1984.

Sem comentários: