quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dragon Ball e Ayrton Senna

Tive este "poster" de Ayrton Senna no meu quarto quando tinha 14 anos, e achei espectacular. Creio que veio nas páginas centrais de uma revista de automóveis que não sei se ainda existe, a "Auto Hoje", mas na altura não sabia que era o "Goku" do Dragon Ball, porque nessa altura, não passava na - ainda monopolista - televisão portuguesa. Anos depois descobri o Dragon Ball e todas as personagens, e ainda deu tempo para ficar na minha memória, especialmente num verão em especial, algures em 1997, onde eu, o meu irmão e os meus primos - entre distantes e aproximados - ficávamos horas a ver o Dragon Ball Z, para escaparmos ao sol quase assassino que havia lá fora.

Contudo, eu já não recordava este poster - a minha mãe tirou-os a todos da parede quando teve a oportunidade - e desconhecia a relação entre o criador de Dragon Ball, o japonês Akira Toriyama, e o piloto brasileiro. Que os japoneses tinham uma enorme admiração pelo piloto, tinham, agora ao ponto de haver mangás sobre ele, desconhecia. Mas houve.

Neste site que descobri, o Cogumelando, vejo que houve uma revista, o Shoen Jump, que decidiu popularizar a modalidade no país do Sol Nascente, nos anos 80. E também surgiram mangás e promocionais onde o piloto brasileiro aparecia. Toriyama até fez trabalhos para a Honda, em 1991, e é por isso que as personagens de Dragon Ball aparecem ao volante de um McLaren MP4/5B de 1990.

E claro, Toriyama chegou a estar com Senna em pessoa, o que é um momento glorioso para qualquer um. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma correção: o modelo da Mclaren em 1990 era o mp4/5b.