domingo, 6 de outubro de 2013

WRC 2013 - Rali de França (Final)


Sebastien Ogier já é campeão do mundo desde sexta-feira, quando conquistou o ponto que faltava na Power Stage, mas este domingo, festejou essa conquista com a vitória no rali da sua terra natal. Depois de nos dois primeiros dias se ter atrasado um pouco na luta pela liderança, ao ver o belga Thierry Neuville a destacar-se, o francês teve um último dia de prova praticamente perfeito, convertendo um atraso de 1,5 segundos numa diferença de 12.2 segundos a seu favor, face a Dani Sordo. E também viu um dos seus rivais, o seu compatriota Sebastien Löeb, a capotar à chuva, terminando mais cedo aquele que terá sido o seu último rali oficial no WRC.

Dani Sordo fez o seu melhor, ao terminar na segunda posição, enquanto que Jari-Matti Latvala terminou no lugar mais baixo do pódio, depois de ter passado pela liderança da prova no final do dia anterior. Aos poucos e poucos, parece que está cada vez mais adaptado ao VW Polo R WRC e espera ser um melhor rival para o piloto francês, agora o novo campeão do mundo.

Thierry Neuville foi quarto, demonstrando que é um piloto a ter em conta, apesar de neste rali, aquele furo o ter prejudicado grandemente, dando cabo das suas hipóteses de vitória. O belga foi o melhor ford, na frente do russo Evgueny Novikov e de um irreconhecível Mikko Hirvonen, sexto classificado num rali - e num final de época - para esquecer.

Andreas Mikkelsen foi o sétimo no terceiro Volkswagen, na frente de Mads Ostberg, do Citroen DS3 WRC2 de Robert Kubica - cada vez mais o candidato ao título nessa categoria - e do Ford Fiesta WRC do local Romain Dumas. Sim... esse Romain Dumas, que vai ser piloto da Porsche na sua equipa oficial da Endurance, ao lado de Mark Webber. Mais um belo exemplo de versatilidade!

Agora, o WRC só volta à acção no final do mês, com o Rali da Catalunha.

Sem comentários: