O rali da França - Alsácia está a ser marcado neste primeiro dia pelo domínio dos carros da marca alemã, mas não é Sebastien Ogier que está a liderar. O piloto francês, claro favorito à vitória no seu “rali caseiro”, teve um problema no seletor da caixa de câmbio na segunda classificativa e perdeu mais de oito minutos, caindo imenso na classificação geral. Para piorar as coisas, Ogier recebeu uma penalização de quatro minutos devido ao facto de ter chegado… cedo demais à terceira classificativa.
"Meu rali está completamente acabado“, começou por dizer um desiludido Ogier. “Tudo o que posso fazer é esperar pelo powerstage e tentar fazer alguma coisa, mas até lá vai ser uma longa espera“, concluiu.
Assim sendo, com Ogier fora da luta pela vitória, o duelo pela liderança ficou entre o finlandês Jari-Matti Latvala e o norueguês Anders Mikkelsen. Este último andou bem próximo de Latvala, com a diferença entre eles a situar-se nos 3,5 segundos no final da quarta classificativa, no final da manhã. Pela tarde, o finlandês foi mais veloz e alargou a sua liderança para os 8,5 segundos, algo que deixou Mikkelsen atónito. “O tempo de Latvala é de loucos! Estou contente com a minha condução mas o tempo de Jari-Matti foi incrivelmente rápido!” afirmou.
Atrás dos Volkswagen
, no terceiro lugar, está o Citroen de Kris Meeke, que perdeu apenas 22,5 segundos ao longo do dia, suficientemente perto para esperar que algum dos pilotos possa cometer um lapso para subir na classificação. Contudo, o quarto classificado, o Hyundai de Dani Sordo, já perdeu 51,5 segundos para a liderança, mas que mantêm um duelo com Mads Ostberg (a 57 segundos), com Mikko Hirvonen, no sexto posto, a um minuto, e com Robert Kubica, a 1.01,2 segundos.
A fechar o “top ten” estão o Hyundai de Bryan Bouffier e os Ford do checo Martin Prokope do galês Elfyn Evans.
No WRC2, o duelo é entre o francês Quentin Gilbert e Bernardo Sousa. Ambos em Ford Focus RRC, a diferença entre ambos no final do primeiro dia andou pelos 9,1 segundos, favoráveis ao piloto da casa, mas Sousa não pretende desistir, pois têm aspirações para alcançar os primeiros lugares na classificação do WRC2.
“Foi um dia bastante difícil pois as especiais estavam muito escorregadias e traiçoeiras, mas conseguimos impor um bom ritmo. Na parte matinal, ainda tivemos duas transmissões que começaram a ceder mas não nos fizeram perder tempo. Depois, ao fim da tarde, foi andar depressa, sempre com o intuito de recuperar tempo”, comentou.
O rali de França continua amanhã.
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