O primeiro dia do Rali da Argentina já ficou marcado pelo abandono de Sebastien Ogier, o líder do campeonato. O piloto francês da Volkswagen teve problemas de motor no seu Polo R, e parou após a segunda classificativa, tendo acabado por regressar ao parque de assistência... pelo reboque. Agora, com o final da primeira etapa, o Citroen de Kris Meeke é o lider, mas Jari-Matti Latvala não anda longe, numa altura em que a maior parte dos pilotos já teve problemas.
O dia começou com Ogier a parar no quilómetro seis da segunda classificativa, a de Aguia de Oro, num total de 51,99 quilómetros. Problemas do motor, que funcionava com três cilindros, fez com que parasse na estrada, numa altura em que já perdia tempo para o Citroen de Kris Meeke, que acabou por acontecer, pois o piloto inglês conseguiu uma vantagem de 32 segundos face ao Hyundai de Dani Sordo.
Mas nessa classificativa, houve mais problemas com outros pilotos. Anders Mikkelsen, por exemplo, perdeu um minuto e meio devido a um furo. "Esta especial foi ‘monstruosa’. Temos estado com um bom ritmo mas depois furamos numa ‘direita’ por ter ouvido mal uma nota. Não tenho a certeza de qual a causa do furo mas batemos forte com a traseira do carro”, afirmou o piloto norueguês da Volkswagen. O norueguês não foi muito longe, pois na segunda passagem por Aguia de Oro, ele teve problemas mecânicos e acabou por abandonar.
Com o passar das classificativas, Meeke começou a afastar-se, e no final da quarta classificativa - e segunda passagem por Aguia de Oro, o piloto inglês da Citroen conseguiu um avanço de 13,4 segundos para um Latvala que se debatia com problemas de travões. Por essa altura, Sordo tinha caído para o sexto lugar, mas aproveitou os abandonos de Mikkelsen e do estónio Ott Tanak (arrancou uma roda depois de bater numa pedra) para estar no quarto posto, mas têm Elfyn Evans logo atrás dele, a contestar essa posição.
No final do dia, Jari-Matti Latvala, agora o último sobrevivente da armada Volkswagen, tinha problemas no seu diferencial e via Meeke a afastar-se, acabando a diferença a ficar em 53,1 segundos. "Estou apenas a concentrar-me na minha prova, sem pensar na posição em que estou. A Citroen construir um carro muito forte e uma posição no top 5 aqui na Argentina seria bom para recuperar a minha confiança", disse um moedesto Kris Meeke.
Mads Ostberg é o terceiro, em outro Citroen DS3 WRC, e está a um minuto e 17 segundos do seu companheiro de equipa. Apesar do seu ritmo cauteloso ter evitado ser apanhado na tempestade de problemas que afetaram os seus adversários, o tempo que perdeu faz com que amanhã tenha de andar ao ataque, para pressionar Meeke e Latvala para cometerem erros, e tentar afastar-se de Dani Sordo, que neste momento têm um atraso de um minuto e 57 segundos para a liderança, mas parece estar em recuperação.
Logo atrás está Elfyn Evans, a um minuto e 59 segundos, enquanto que Martin Prokop é o sexto, a três minutos e 24 segundos do comando, mas numa posição confortável face ao belga Thierry Neuville, o sétimo no Hyundai i20 WRC, a cinco minutos e sete segundos. Khalid al Qassimi é o oitavo, enquanto que a fechar o "top ten" estão o qatari Abdulaziz al-Kuwari, o melhor dos WRC2, e o ucraniano Yuri Protassov.
O rali da Argentina prossegue amanhã.
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