quinta-feira, 18 de junho de 2015

GP Memória - Canadá 2000

Duas semanas depois do GP do Mónaco, máquinas e pilotos estavam a atravessar o Atlântico para a primeira de duas viagens à América do Norte, mais concretamente a Montreal, para disputar o GP do Canadá. A grande dúvida que existia antes da corrida era saber até que ponto Ralf Schumacher estava apto a correr, pois na corrida monegasca, tinha-se magoado seriamente na perna direita, e tinha passado o tempo todo a recuperar dos ferimentos. Após uma vistoria médica e uma sessão de testes na quinta-feira, o irmão mais novo de Michael Schumacher estava apto a correr, mas a Williams tinha o seu piloto de testes, o brasileiro Bruno Junqueira, pronto para o substituir em caso de necessidade.

Na qualificação, o mais veloz é Michael Schumacher, que conseguiu bater o McLaren de David Coulthard por meros 98 centésimos de segundo. Rubens Barrichello ficou com o terceiro posto, com Mika Hakkinen logo atrás, a 546 centésimos de Schumacher, enquanto que a terceira fila era ocupada com o jordan de Heinz-Harald Frentzen e o BAR-Honda de Jacques Villeneuve. Jarno Trulli era o sétimo, com o segundo Jordan-Honda, seguido pelo segundo BAR-Honda de Ricardo Zonta, enquanto que a fechar o "top ten" ficavam o Arrows de Pedro de la Rosa e o Benetton de Giancarlo Fisichella.

Num frio domingo de junho, com céu nublado e com vento, máquinas e pilotos preparavam-se para a corrida. Na volta de instalação, David Coulthard viu o seu motor Mercedes "morrer", mas os mecânicos conseguiram colocar o motor a funcionar antes do pelotão passar totalmente por ele. com o escocês no seu lugar na grelha, a corrida começou com Schumacher a defender-se dos ataques de Coulthard, enquanto que Villeneuve conseguia subir de sexto para terceiro, na frente do Ferrari de Barrichello e do McLaren de Hakkinen. Atrás, Irvine ficava parado na grelha e era empurrado para as boxes, onde o motor voltaria a funcionar e regressaria à corrida.

Nas voltas seguintes, Schumacher ganhou alguma vantagem sobre Coulthard, enquanto que ambos se afastavam de Villeneuve, que sendo menos veloz do que Barrichello e Hakkinen, começava a ter um comboio atrás. Contudo, na décima volta, a McLaren recebe informação da organização que Coulthard iria ser penalizado em dez segundos devido ao facto dos mecânicos terem trabalhado no carro dele quando ele ficou parado na pré-grelha. O escocês cumpriu a penalidade na volta 14 e regressou à pista na décima posição. Duas voltas depois, Hakkinen tentou passar Barrichello para o terceiro posto, mas a tentativa correu mal ao finlandês, que saiu de pista e voltou, perdendo mais alguns segundos.

Na volta 20, Schumacher já tinha uma vantagem e 22 segundos sobre Villeneuve, numa altura em que se começava a fazer os primeiros reabastecimentos. Mas ao mesmo tempo que aconteciam os primeiros reabastecimentos, começava a chover na pista e esta começava a ficar escorregadia. Barrichello conseguiu ultrapassar Villeneuve nsa volta 25, ao mesmo tempo que Coulthard escorregava numa poça de óleo e perdia ainda mais tempo.

A chuva ainda não fazia estragos na pista, mas alguns pilotos tinham problemas por si mesmos, como o Jordan de Frentzen, que na volta 33, acabaria por se retirar devido ao desgaste prematuro dos seus travões.

Schumacher chega às boxes na volta 34 para reabastecimento, ao mesmo tempo que Hakkinen pressiona Villeneuve para o terceiro posto. Devido à distância acumulada anteriormente, ele volta à pista ainda na frente, enquanto que Hakkinen consegue passar Villeneuve para ficar com o terceiro posto. nas voltas seguintes, até à 43ª, os pilotos da frente fizeram mais uma ronda de reabastecimentos, na altura em que a chuva caia mais fortemente na pista. Com isso tudo, Fisichella era agora o segundo classificado, na frente de Barrichello, mas na volta 46, o italiano escorrega e perde o segundo posto para o brasileiro da Ferrari.

Na volta 48, Schumacher faz um pião, mas a distância que tinha para Barrichello era de tal ordem que não perdeu muito tempo, nem a liderança. Nas voltas seguintes, a chuva caiu com mais intensidade, e isso causou mais alguns despistes, principalmente com Jacques Villeneuve, que acabou por se retirar na volta 64, depois de bater no Williams de Ralf Schumacher.

Na parte final da corrida, Barrichello começou a aumentar o ritmo, enquanto que o seu companheiro de equipa queria levar o carro até ao fim na primeira posição, o que acabou por acontecer, com menos de meio segundo de diferença entre os dois. Giancarlo Fisichella ficou com o lugar mais baixo do pódio, enquanto que nos restantes lugares pontuáveis ficaram o McLaren de Mika Hakkinen, o Arrows de Jos Verstappen e o Jordan de Jarno Trulli.

Sem comentários: