Era um regresso esperado há muito, especialmente depois de ter sido mostrado ao mundo o modelo GT50, que servia para comemorar os 50 anos da sua primeira vitória em Le Mans, batendo os Ferrari. E ainda por cima, com o presidente da Ford em La Sarthe para dar a bandeira de partida, na corrida de amanhã, os rumores de que teriam um carro a competir na classe GTE-Pro em 2016 eram tantos que isto já tinha entrado na categoria de "segredo mal escondido".
Assim sendo, esta tarde foi anunciado no paddock francês o regresso da Ford à competição, com o construtor americano a afirmar que inscreverá quatro carros para a próxima edição da corrida, com o motor de 3.5 litros, o mesmo da versão de estrada, mas preparado pela Roush Yates Engines e pela Multimatic Motorsports. Os carros serão inscritos pela Chip Ganassi Racing e também vão participar na Tudor USCC (United States Car Championship)
“Quando o GT40 competiu em Le Mans nos anos sessenta, Henry Ford II procurou provar que a Ford podia bater os mais lendários construtores das corridas de resistência,” começou por dizer Bill Ford, o atual CEO da Ford Motor Company. “Estamos ainda extremamente orgulhosos por termos vencido esta corrida icónica por quatro vezes seguidas, e é esse mesmo espírito que liderou a inovação na criação do primeiro Ford GT que ainda nos move hoje.”
Já Chip Ganassi afirmou que é uma honra participar no projeto com um desafio deste tamanho. “Vencemos corridas e campeonatos, mas nós nunca corremos Le Mans”, começou por afirmar Ganassi “Quando surgiu a oportunidade de competir com o novo Ford GT no maior palco mundial de ‘sports cars’, e no 50º aniversário de uma das vitórias mais célebres da história da competição, como poderia qualquer equipa recusar? Será que vai ser um desafio? Certamente, mas nós não poderíamos estar com um parceiro melhor do que a Ford.”, concluiu.
Apesar dos pilotos serem anunciados mais tarde no ano, a prova de estreia já está marcada: serão as 24 Horas de Daytona, no final de janeiro.
Já Chip Ganassi afirmou que é uma honra participar no projeto com um desafio deste tamanho. “Vencemos corridas e campeonatos, mas nós nunca corremos Le Mans”, começou por afirmar Ganassi “Quando surgiu a oportunidade de competir com o novo Ford GT no maior palco mundial de ‘sports cars’, e no 50º aniversário de uma das vitórias mais célebres da história da competição, como poderia qualquer equipa recusar? Será que vai ser um desafio? Certamente, mas nós não poderíamos estar com um parceiro melhor do que a Ford.”, concluiu.
Apesar dos pilotos serem anunciados mais tarde no ano, a prova de estreia já está marcada: serão as 24 Horas de Daytona, no final de janeiro.
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