quinta-feira, 23 de julho de 2015

O Veeco vai ser fabricado

Já há algum tempo ando a acompanhar a história do Veeco, um automóvel elétrico português, basicamente um "trike" invertido (com as rodas na frente) e com um motor elétrico que, garantem eles, terá um autonomia de 400 quilómetros e que pode ser carregado "durante a noite numa ficha normal monofásica como as lá de casa", segundo afirmam.

Pois bem, o jornal "Público" de hoje mostra que o carro vai começar a ser fabricado em 2016, numa unidade em vila nova de Gaia. Irá ter três modelos e custará entre os 23 e os 25 mil euros. Um preço salgado para os bolsos dos portugueses, logo, suponho que 90 por cento será exportado.

"O protótipo já foi homologado e estamos a iniciar uma série de 10 carros que ainda não são para comercializar mas que seguirão para os parceiros do projecto", adiantou joão Oliveira, o responsável da VE – Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica. A acontecer, é o culminar de seis anos de projeto e mais de dois milhões de euros gastos no seu desenvolvimento, feito na VE no Entroncamento. O chassis vem da NCP de Aveiro e a carroçaria foi feita em Gaia, na Fibrauto, o mesmo lugar onde será feita a lionha de montagem.

E por causa disso irá contratar mais vinte trabalhadores, segundo afirma Arlindo Santos, o gerente da empresa. Boa sorte para eles.

Sem comentários: