Taki Inoue, no GP da Hungria de 1995. Quem for hoje em dia ver todos os sitios sobre os piores pilotos da história da Formula 1, qualquer "top ten" tem pelo menos dois ou três japoneses nisso. E em 90 por cento deles todos, tem este nome em comum. Se algum dia tiverem o trabalho de ver o palmarés dele nas corridas de acesso - Formula 3, Formula 3000, entre outros - Taki Inoue nunca ganhou corridas. Mas mais espantoso do que isso é que Inoue... nunca chegou a subir ao pódio nessas corridas. E em 1994, na Formula 3000, nunca pontuou em alguma das corridas em que participou.
Mas como é que conseguiu chegar ali? Simples: dinheiro. Mas isso é algo que muitos outros conseguiram, incluindo alguns conterrâneos seus, como Toshio Suzuki e Hideki Noda, entre outros.
Mas como é que conseguiu chegar ali? Simples: dinheiro. Mas isso é algo que muitos outros conseguiram, incluindo alguns conterrâneos seus, como Toshio Suzuki e Hideki Noda, entre outros.
Contudo, a maneira como fez durar aquela temporada completa na Arrows é que entrou nos anais da história da Formula 1, e do automobilismo em geral. E provavelmente, algum dia vão fazer um filme sobre ele. Mais uma comédia do que outra coisa, mas...
E hoje, há vinte anos, foi o "ponto alto". Ano passado, como sabem, eu, o Lucas Carioli e o Jaime Boueri entrevistamos Inoue para o extinto Motordrome, onde ele falou algumas das coisas da sua carreira. Não foi muito meigo sobre o seu patrão, Jackie Oliver, e falou sobre a chuva épica que caiu em Suzuka, no ano anterior, na sua estreia na Formula 1, ainda na Simtek. E sobre este momento, ele disse que "as imagens falam por si". E é verdade, Taki!
Durante anos, Inoue teve vergonha dos seus feitos na categoria máxima do automobilismo. Mas um dia, algures em 2011, ao ver as 24 Horas de Le Mans, estava a ver o seu falatório no Twitter e parecia que tinha decidido fazer as pazes com o seu passado e levar... não muito a sério. E com isso, ganhou uma nova legião de fãs, que o acarinham. Quem poderia acreditar que um " Formula One Reject" se tornaria assim tão popular?
Durante anos, Inoue teve vergonha dos seus feitos na categoria máxima do automobilismo. Mas um dia, algures em 2011, ao ver as 24 Horas de Le Mans, estava a ver o seu falatório no Twitter e parecia que tinha decidido fazer as pazes com o seu passado e levar... não muito a sério. E com isso, ganhou uma nova legião de fãs, que o acarinham. Quem poderia acreditar que um " Formula One Reject" se tornaria assim tão popular?
Sem comentários:
Enviar um comentário