Duas semanas depois da e´pica vitória de Rubens Barrichello num anormal GP da Alemanha, máquinas e pilotos estavam em paragens húngaras para a 12ª corrida do campeonato do mundo do ano 2000, onde quatro pilotos estavam separados por dez pontos: Michael Schumacher tinha 56 pontos, enquanto que os McLaren de Mika Hakkinen e David Coulthard tinham 54 pontos cada um e Rubens Barrichello tinha 46 pontos. E aos brasileiro, bastavam dez pontos - ou seja uma vitória - e nenhum dos seus adversários pontuar para ficar no comando do campeonato.
No final das duas sessões de qualificação de Budapeste, Michael Schumacher era o poleman, com o McLaren de David Coulthard a seu lado. Mika Hakkinen era o terceiro na grelha, seguido pelo Williams-BMW de Ralf Schumacher. O segundo Ferrari de Rubens Barrichello era o quinto, seguido pelo Jordan de Heinz-Harald Frentzen. Giancarlo Fisichella era o sétimo, no seu Benetton, seguido pelo segundo Williams-BMW de Jenson Button, enquanto que a fechar o "top ten" ficaram o Sauber de Mika Salo e o Jaguar de Eddie Irvine.
Debaixo de um céu nublado, mas quente, a corrida começou com alguns problemas. O Minardi de Gaston Mazzacane teve problemas na sua caixa de velocidades e teve de trocar de carro antes de largar. Quando o sinal ficou verde, Hakkinen foi melhor do que Coulthard e Schumacher e acabou a primeira curva no primeiro lugar. Atrás, Ralf Schumacher tinha passado Coulthard, mas o escocês reagiu, voltando a ficar com o terceiro posto. Alguns lugares mais atrás, Jacques Villeneuve e Pedro de la Rosa colidiram e foram às boxes fazer os devidos reparos.
Nas voltas seguintes, Hakkinen começou a afastar-se de Schumacher, fazendo as voltas mais rápidas da corrida, ao ponto de na volta 19, o finlandês ter uma vantagem de sete segundos sobre o alemão. Os primeiros reabastecimentos apareceram na volta 28, com Ralf Schumacher, com Barrichello a parar uma volta depois. Hakkinen foi reabastecer na volta 31, ao mesmo tempo que Michael Schumacher, cedendo o comando a Coulthard, enquanto que o escocês ia às boxes, voltando a ficar com o primeiro posto, com Schumacher logo a seguir. Nas voltas seguintes, Hakkinen voltava a afastar-se de Schumacher, enquanto que Coulthard tentava aproximar-se do alemão da Ferrari.
A segunda ronda de reabastecimentos aconteceu na volta 47, com Barrichello a parar primeiro, com os irmãos Schumacher a seguir, duas voltas depois. Coulthard parou na volta seguinte, e Hakkinen parou na volta 53. Quando voltou à pista, o finlandês tinha uma vantagem de 20 segundos, e tudo indicava que ele tinha a corrida na mão, e foi assim até à meta.
A segunda ronda de reabastecimentos aconteceu na volta 47, com Barrichello a parar primeiro, com os irmãos Schumacher a seguir, duas voltas depois. Coulthard parou na volta seguinte, e Hakkinen parou na volta 53. Quando voltou à pista, o finlandês tinha uma vantagem de 20 segundos, e tudo indicava que ele tinha a corrida na mão, e foi assim até à meta.
No final, a vitória coube a Mika Hakkinen, que conseguiu superar Schumacher por 7,9 segundos. David Coulthard ficou com o lugar mais baixo do pódio, enquanto que nos restantes lugares pontuáveis ficaram o segundo Ferrari de Rubens Barrichello, o Williams de Ralf Schumacher e o Jordan de Heinz-Harald Frentzen.
No campeonato, os quatro pontos que o finlandês ganhou ao alemão da Ferrari colocavam-no na frente do campeonato por meros dois pontos (64 contra 62), enquanto que David Coulthard não estava muito longe, com 58 pontos. E dali a 15 dias haveria mais ação no GP da Bélgica...
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