terça-feira, 11 de agosto de 2015

Youtube Motorsport Crash: o acidente fatal de J.D McDuffie, Watkins Glen, 1991


Ao ler ontem uma noticia no site Motorsport sobre a remodelação do circuito de Watkins Glen, nomeadamente o asfalto da pista do estado de Nova Iorque, comecei a ler um pouco sobre a história do circuito, cujas corridas existem há 65 anos, apesar do circuito ser de 1956.

E no meio destas leituras, vi que este acidente aconteceu há precisamente 24 anos, a 11 de agosto de 1991, durante o Budwiser at the Glen, uma prova a contar para o campeonato NASCAR. John Delphus McDuffie, de 52 anos, era um veterano da competição, com 653 corridas (!) efetuadas ao longo de 28 temporadas, quando nesse dia, perdeu uma roda do seu carro na travagem para a curva 5 e embateu fortemente na barreira de pneus, ficando de cabeça para baixo. Essa roda ficou solta após um toque com outro carro, o de Jimmy Means, e foi esse piloto que assinalou a gravidade da situação aos paramédicos que ainda não tinham chegado ao local. 

Os paramédicos estiveram mais de uma hora a reparar o local e a retirar os carros, e pouco depois, foi declarada a morte do piloto, afirmando que tinha falecido devido a graves ferimentos na cabeça.

Por causa deste acidente, os proprietários do circuito decidiram instalar uma chicane no final da zona para abrandar os carros naquele local

Sem comentários: