quinta-feira, 2 de junho de 2016

No Nobres do Grid deste mês...

"No passado dia 29 de abril, pelas três e meia da madrugada, sou acordado com uma mensagem mandada por um amigo meu, perguntando-me se o Michael Schumacher tinha morrido. Uma rápida passagem pelas redes sociais indicava que estava tudo calmo e lhe perguntei a razão pelo qual fazia tão estranha pergunta. Era que uma amiga dele tinha visto a notícia num site falso, algures na Net, e ele estava a desmentir tal afirmação.

Este pequeno episódio é demonstrativo da ansiedade que todos ficam sempre que aparece um rumor referente ao piloto alemão. E no inicio deste mês, novos rumores sobre o seu estado de saúde e uma possível iminência da morte pulularam a Internet ao ponto de sítios sérios terem sido contaminados com essa especulação. Especialmente quando um obscuro site americano ter dado como fonte um neurocirurgião “sob anonimato”. Para adensar o mistério, Jean Todt falou uns dias depois, na Sicilia, que Schumacher “estava a enfrentar a batalha da sua vida”. Não seria nada demais, se não fosse a histeria que as redes sociais viviam naquele momento.

Independentemente de tudo isso não ter passado de falsos alarmes, tão típicos da Internet, vindos de sítios sem qualquer credibilidade, nota-se que o público não se esqueceu de Michael Schumacher, dois anos e (quase) meio após o seu acidente, na estância de ski francesa de Méribel, a 30 de dezembro de 2013, quando passava o Ano Novo com os seus familiares. Schumacher, então com 44 anos, saiu de pista e embateu com a cabeça nas rochas que estavam cobertas por uma camada de neve fresca, causando-lhe um traumatismo grave na cabeça. (...)

Dois anos e meio após o seu acidente, apesar do imenso silêncio proveniente da família, respeitada pelos meios de comunicação social especializados - e não só - qualquer noticia referente ao seu estado de saúde causa agitação nas redes sociais, quando muita gente acredita em tudo que lá vêm. Mesmo noticias não verdadeiras, sem o devido escrutínio, passam por verdade aos crentes, e só adicionam mais confusão à existente, na busca de mais visitas aos seus lugares. Um vicio nestes tempos que correm.  

E é sobre as especulações acerca do estado de saúde de Michael Schumacher que falo este mês no Nobres do Grid

Sem comentários: