sexta-feira, 3 de junho de 2016

Rali Açores: Lukyanuk é o lider, Moura no pódio

O segundo dia do Rali dos Açores viu a liderança do russo Alexy Lukyanuk a ser consolidada, aproveitando alguns problemas dos seus adversários, No final do dia, tem uma vantagem de 9,8 segundos sobre o polaco Kajetan Kajetanowicz, noutro Ford Fiesta R5. Ricardo Moura é o melhor dos portugueses, no terceiro posto, a 34,7 segundos, num rali onde João Barros já desistiu, vitima de acidente. Moura tem agora uma vantagem de quase dois minutos sobre Pedro Meireles, no seu Skoda Fabia R5, que é o quinto na geral. José Pedro Fontes é o terceiro melhor português, e é o sexto na classificação, após terem sido cumpridas dez especiais de classificação.

Depois das quatro primeiras etapas de ontem, o Rali dos Açores continuou com uma luta entre Kajetanowicz e Lukyanuk. Chega a ter um avanço de 12,2 segundos para o piloto russo, mas Lukyanuk reage e fica com a liderança na última especial do dia. Mas ambos tiveram de primeiro se livrar de Ralfs Sirmacis e Ricardo Moura, e o primeiro ataque veio de Lukyanuk, que vence na primeira passagem de Pedra Golfe, conseguindo uma vantagem de 3,7 segundos. Moura foi terceiro, batendo Sirmacis.

Entre os portugueses, Pedro Meireles foi o melhor e conseguiu desalojar Fernando Peres do segundo posto.

Mas logo a seguir, Kajetanowicz partiu ao ataque e ficou com a liderança na primeira passagem por Feteiras, ganhando 8,9 segundos sobre o seu adversário russo. Atrás, Moura fica com o terceiro posto, passando o Skoda de Sirmacis. E ganhando uma vantagem cada vez maior sobre Pedro Meireles, que por esta altura já tinha uma desvantagem de 48,3 segundos. Fernando Peres perdeu 40 segundos devido a um pião e o sexto posto a favor de João Barros.

Quando chegaram à classificativa das Sete Cidades, debaixo de pouca visibilidade, o melhor foi Kajetanowicz, abrindo uma vantagem de 5,9 segundos sobre Lukyanuk, enquanto que João Barros bateu num pedra e abandonou o rali.

Na parte da tarde, na segunda passagem pelas classificativas de manhã, Lukyanuk partiu ao ataque, reduzindo o atraso para 6,7 segundos no final da nona especial, enquanto que o avanço de ambos para Moura já era de 34,9 segundos. Este já tinha andado a consolidar a sua vantagem para Pedro Meireles, e José Pedro Fontes era o terceiro melhor português, dos cinco que já estavam no "top ten".

No final, Lukyanuk ficou com o comando, com 9,8 segundos de vantagem sobre Kajetanowicz, enquanto que Ricardo Moura consolidou o terceiro posto, agora com um avanço de 24,8 segundos sobre Ralfs Sirmacis e dois minutos e 28 segundos sobre Meireles. O açoriano Luis Rego é o quarto melhor entre os portugueses, no seu Ford Fiesta R5, seguido por Miguel Barbosa no seu Skoda, enquanto que o algarvio Ricardo Teodósio é o sexto melhor, e o 13 da geral.

O Rally Açores termina amanhã com mais seis especiais de classificação.

Sem comentários: