segunda-feira, 25 de julho de 2016

Vende-se: Lotus 56 Turbina

Não há muitos carros marcantes na história do automobilismo, mas dos que existem, este é certamente um deles. Falamos de um conceito que foi usado durante alguns anos, e que culminou num carro marcante como este modelo: o Lotus 56 Turbina, de 1968.

A ideia de um carro-turbina foi de Andy Granatelli, o dono da STP, que patrocinou durante anos na IndyCar e na Formula 1, entre os anos 60 e 80, e que fez um carro para a edição de 1967 das 500 Milhas de Indianápolis. O carro, então guiado por Joe Leonard, quase ganhou, e a USAC definiu regulamentos para este tipo de carros para o ano seguinte, tentando limitar a potência. Mas isso não impediu de Granatelli de pedir a Colin Chapman de desenhar um carro, que virou o Lotus 56.

Desenhado essencialmente por Maurice Philippe, o carro tinha uma frente em forma de cunha, para maior aerodinamismo, o carro tinha uma turbina atrás do piloto, para maior potência. Quatro carros foram feitos, para os pilotos Jim Clark, Joe Leonard e Art Pollard. Mas Clark morreu em abril e Mike Spence foi o escolhido. Este morreu a 7 de maio, durante os treinos para as 500 Milhas e o escolhido foi Graham Hill. Resultado: dois dos carros ficaram com a primeira linha, batendo o recorde de velocidade no "Brickyard".

Mas na corrida, todos tiveram problemas de motor e de suspensão e não acabaram a prova. Um dos carros ficou com Chapman e rodou em três corridas em 1971 - duas oficias e uma extra-campeonato, em Brands Hatch - com Reine Wissell e Emerson Fittipaldi como pilotos, também sem resultados.

Este exemplar em questão está agora à venda foi guiado por Graham Hill, e depois pertenceu a Andy Granatelli, que dpeois deu a Richard Petty, lendário piloto da NASCAR, que ficou com ele durante vinte anos, até dar ao seu atual proprietário, que pediu à Lotus Classic que o restaurasse e o colocasse à venda. O leilão vai acontecer a 19 de agosto pela RM Monterrey Auctions e... o preço? Espera-se que alcance um mínimo de 900 mil dólares.

E é um carro marcante, porque, se formos ver, o Lotus 72 e os carros que aparecerem nos anos 70 tiveram como base aerodinâmica este 56. 

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