quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Noticias: Felipe Massa anuncia o seu abandono

O brasileiro Felipe Massa, de 35 anos, anunciou esta tarde em Monza que abandonará a Formula 1 no final do ano, depois de 14 temporadas de bons serviços na categoria máxima do automobilismo. 

Tenho vindo a pensar nos últimos meses relativamente ao meu futuro e tomei a decisão de no final desta época sair da Fórmula 1. A vida apresenta-nos muitas escolhas e para mim chegou o tempo em que irei fazer algo diferente. Talvez me voltem a ver aos comandos de um carro de corrida, mas de momento a única coisa que tenho a certeza é que terei muito tempo para decidir o que irei fazer no futuro”, disse-o em declarações à Motorsport.com

O piloto reforçou essa decisão mais tarde, na conferência de imprensa coletiva feita em Monza, na motorhome da Williams. Ao lado da familia e de Claire Williams, explicou a razão pelo qual fez o anuncio em Monza.

O motivo pelo qual escolhi Monza para anunciar minha saída da Formula 1 não é por acaso. Há dez anos, em Monza, um piloto anunciou também que estava abandonando, e foi ele quem mais influência teve na minha carreira: Michael Schumacher. Fui elevado a titular da Ferrari no começo da temporada de 2006, mas me disseram logo que em 2007 chegaria Kimi Räikkönen, de modo que minha experiência de vermelho poderia acontecer por uma temporada. Então Michael tomou a decisão de sair, e isso me garantiu continuar na Ferrari para as temporadas seguintes. Dez anos depois deste dia, e no mesmo lugar, decidi anunciar minha decisão”, comentou.

Aos 35 anos de idade (nasceu a 25 de abril de 1981) Massa é o quarto piloto mais veterano do atual pelotão, sendo superado apenas por Jenson Button, Fernando Alonso Kimi Raikkonen. Atualmente, realizou 244 Grandes Prémios, onde venceu por onze vezes, conseguiu 16 pole-positions e 15 voltas mais rápidas, obtendo 41 pódios e 1110 pontos.

Com passagens por Sauber, Ferrari e Williams, o piloto de São Paulo começou a sua carreira em 2002 ao serviço da equipa de Peter Sauber, antes de passar à Ferrari em 2006, onde venceu o seu primeiro Grande Prémio, no circuito de Istambul Park, na Turquia. Depois da retirada de Michael Schumacher, foi companheiro de equipa de Kimi Raikkonen, onde foi escudeiro do campeão de 2007, enquanto que no ano seguinte, quase foi campeão do mundo, perdendo na última curva da última volta do GP do Brasil, quando Lewis Hamilton, seu rival no campeonato, ultrapassou o Toyota de Timo Glock.

No ano seguinte, Massa lutou contra um carro pouco competitivo, e para piorar as coisas, um acidente nos treinos para o GP da Hungria o colocou fora de combate até ao final dessa temporada. Uma mola saída do carro de Rubens Barrichello o atingiu no capacete, causando lesões na cabeça.

Em 2010, regressou ao ativo, mas tinha ao seu lado o espanhol Fernando Alonso, que o superava de forma constante e era o declarado primeiro piloto da equipa. ainda mais quando no GP da Alemanha, em Hockenheim, foi obrigado a abdicar da vitória a favor do espanhol, com uma frase que ficou na história: "Fernando is faster than you".

Massa não voltou a vencer desde então e somente em 2012 é que regressou ao pódio de um Grande Prémio, um segundo lugar no GP do Japão. No final de 2013, transferiu-se para a Williams, onde alcançou cinco pódios e uma pole-position - no GP da Austria de 2014 - e tem andado a par do seu companheiro de equipa, o finlandês Valtteri Bottas. Nesta temporada, tem 39 pontos, estando no décimo lugar da classificação geral.

Sem comentários: