segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Formula 1: Bottas apresentado na Mercedes

Um dos segredos mais mal guardados da Formula 1 foi por fim revelado: o finlandês Valtteri Bottas será o substituto de Nico Rosberg na Mercedes, a partir desta temporada. O seu substituto na Williams será o brasileiro Felipe Massa, que adiou assim por um ano a sua retirada da Formula 1. 

"Ainda vai demorar algum tempo a perceber o que realmente está a acontecer. É um sonho tornado realidade representar uma equipa com tanta história. Garanto que irei dar o máximo em prol desta equipa. Agradeço muito a oportunidade que estou a ter”, afirmou o piloto finlandês.

Toto Wolff explicou no comunicado oficial da equipa que Valtteri Bottas é um “piloto direto e focado, que tem os pés bem assentes no chão. Ele tem recordes impressionantes nas categorias inferiores e nove pódios na Fórmula 1. Mas agora chegou a hora de subir de nível. Veremos como é que o Valtteri vai lidar com o desafio de lutar por corridas e campeonatos. Estamos a meio da preparação para a próxima época, por isso temos um intenso programa para a integração de Bottas na equipa. Do que conheço deste piloto tenho a certeza que irá dar tudo o que tem”.

A ideia de que Bottas seria piloto dos Flechas de Prata foi imediatamente considerado assim que se soube da (inesperada) retirada de Nico Rosberg. Toto Wolff foi o seu empresário durante algum tempo e foi logo associado a tal mudança, caso a equipa pagasse a indemnização para tal mudança. Quanto ao seu substituto na equipa de Grove, desde cedo que Felipe Massa foi o favorito, pois o seu companheiro de equipa, o canadiano Lance Stroll, ainda é demasiado novo (fez 18 anos no passado mês de novembro) e inexperiente para assumir as responsabilidades de ser o primeiro piloto da equipa. Daí que Massa, com quase o dobro da idade, tenha sido a escolha natural.

Quanto ao seu relacionamento com Lewis Hamilton, muitos pensam se ele terá as mesmas condições que Nico Rosberg teve com o piloto britânico. Nesse campo, Bottas não se expandiu muito: “Penso que farei uma dupla forte com o Lewis. Tenho muito respeito por ele como piloto e pessoa. É muito rápido e irá ser uma grande referência para mim. Teremos uma relação próxima e vamos puxar um pelo outro. Tudo para ajudar a equipa o máximo que conseguirmos”, comentou.

Bottas, de 27 anos (nasceu a 28 de agosto de 1989), chegou à Formula 1 pela Williams, em 2013, tendo conseguido até agora nove pódios e uma volta mais rápida, no GP da Rússia de 2014. O seu melhor resultado são dois segundos lugares, nos GP's da Grã-Bretanha e da Alemanha de 2014, ano em que alcançou a sua melhor posição de sempre, um quarto lugar, com 186 pontos. Na temporada passada, Bottas conseguiu 86 pontos e classificou-se na oitava posição do campeonato.

Antes da Formula 1, o finlandês foi o primeiro campeão da GP3, em 2011, e foi terceiro classificado na Formula 3 europeia, em 2009 e 2010, para além de ter ganho em 2008 a Formula Renault 2.0 Eurocup.

1 comentário:

Ron Groo disse...

pela duração do contrato (dita pela BBC) acho que ele vai ser apenas um tampão e que não irá - por bem ou por mal - atazanar o Hamilton.
Falo sobre isto amanhã no blog.