sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

WRC 2017 - Rali de Monte Carlo (Dia 2)

Thierry Neuville está imparável no segundo dia do Rali de Monte Carlo, onde está a conseguir um avanço razoável, superior a 30 segundos sobre o segundo classificado, o estónio Ott Tanak, e quase um minuto sobre Sebastien Ogier, que chegou a sair de estrada na quinta especial, sem grandes consequências para o piloto francês.

Esta sexta-feira está a ser movimentada em termos de competição, num rali que está a mostrar aquilo que vale. Começa-se por dizer que a Hyundai decidiu retirar o carro de Hayden Paddon da competição - depois do acidente não iria fazer grande coisa... - em respeito à familia do espectador morto ontem à noite na primeira especial. Ao raiar desta manhã, os carros foram para a estrada, e logo na terceira especial, quatro pilotos de quatro marcas diferentes conseguiram os melhores tempos na especial, com Ogier a sair de pista, sem grandes consequências.

O cruzamento tinha muito gelo, não sei o que aconteceu, não consegui sequer travar e o carro nunca curvou. Saí a 10 km/h e fiquei no buraco…”, explicou Ogier.

No final, Ott Tanak foi o mais veloz, batendo Thierry Neuville por 1,6 segundos, enquanto que Kris Meeke foi o terceiro, a 2,3 segundos. Jari-Matti Latvala foi o quarto, colocando quarto marcas diferentes nos quatro primeiros lugares.

A partir da quarta especial, Neuville afastou-se da concorrência, vencendo a especial e vendo Kris Meeke a desistir, vitima de uma saida de estrada, pois a suspensão do seu Citroen C3 WRC quebrou-se. Ogier atrasou-se mais algum tempo (cerca de cinco segundos), e na especial seguinte, Neuville voltou a fazer o mesmo, abrindo a diferença para Tanak em 31,7 segundos, e 59,1 segundos para a Ogier. Jari-Matti Latvala era o quarto, a mais de um minuto e 21 segundos.  

Na parte da tarde, Neuville não deu sinais de abrandamento. Na sexta especial, a segunda passagem por Agnieres en Devoluy - Le Motty, Neuville abriu mais 6,5 segundos sobre Tanak e 13,2 sobre Ogier. Jari-Matti Latvala era o quinto, atrás de Craig Breen, e este aproximava-se de Dani Sordo, numa luta pelo quinto posto. “Tivemos um problema com o combustível na ligação. Estava um pouco stressado quando arranquei para o troço, e deixei o carro ir abaixo num gancho”, explicou o finlandês da Toyota.

Apenas na sétima especial, a segunda passagem por Aspres les Corps - Chaillol é que a concorrência reagiu. Sebastien Ogier, adaptado ao Ford Fiesta, passou ao ataque. Conseguiu ganhar 19,6 segundos de uma assentada, pois o belga foi apenas quarto. O francês disse depois que arriscou um pouco nesta especial. Ott Tanak foi segundo na especial, seguido por Jari-Matti Latvala. O francês voltou ao ataque na última especial do dia, a segunda passagem por St Leger les Melezes - La Batie Neuve, tirou mais 7,6 segundos a Neuville, acabando o dia com uma vantagem de 45,1 segundos, e passando para o segundo posto, em troca com Ott Tanak.

Atrás dos três primeiros está Jari-Matti Latvala, já a dois minutos e nove segundos da liderança e a ser o melhor dos Toyotas, com quase cinquenta segundos de vantagem sobre Dani Sordo, no segundo dos Hyundai. O piloto espanhol conseguiu passar Craig Breen na última especial do dia, e todos eles deram mais de dois minutos sobre Andreas Mikkelsen, no sétimo posto e a ser o melhor dos WRC2, na frente de Elfyn Evans, que está em recuperação, do sueco Pontus Tiedmand e do checo Jan Kopecky.

O Rali de Monte Carlo prosseguirá amanhã, com mais cinco especiais. 

Sem comentários: