Ronnie Peterson e James Hunt (coberto, mas pode-se ver Lord Hesketh ao lado do sueco) comemoram a sua estadia no pódio no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen. Há precisamente 45 anos. Os sorrisos não mascaram os eventos do dia anterior, onde sofrerem o choque de mais uma morte no pelotão, onde o Tyrrell de Francois Cevért sofreu o seu acidente mortal. E em consequência, a equipa não alinhou na corrida e Jackie Stewart, o campeão, decidiu abandonar a competição de imediato, embora ele já tinha dito que iria embora, independentemente do resultado.
Foi uma corrida disputada entre Hunt e Peterson, e o inglês, que guiava num March da Hesketh, tentou atacar a liderança do sueco, mas o desgaste dos pneus e a subviração do carro nas curvas evitaram isso.
Quem dissesse isso em maio, cinco meses antes, quando se estrearam no Mónaco, provavelmente poderia rir. Os resultados da equipa foram espectaculares, com dois pódios e duas voltas mais rápidas, acabando com 14 pontos. Lord Hesketh foi para a Formula 1 não só para dar uma chance ao seu piloto, mas também para "falhar espectacularmente", porque inicialmente era para correr na Formula 2. E quando os primeiros resultados não foram bons, Hesketh alugou um Surtees e inscreceu o carro na Race of Champions, acabando no terceiro lugar. O resto é história, quer em 1973, quer nos dois anos seguintes.
Mas o que é importante nesse dia é que a partir dali, com os Tyrrell, uma certa era na Formula 1 tinha acabado. Outra iria aparecer, e entre as temporadas, o mundo iria mergulhar numa crise petrolifera sem precedentes...
Foi uma corrida disputada entre Hunt e Peterson, e o inglês, que guiava num March da Hesketh, tentou atacar a liderança do sueco, mas o desgaste dos pneus e a subviração do carro nas curvas evitaram isso.
Quem dissesse isso em maio, cinco meses antes, quando se estrearam no Mónaco, provavelmente poderia rir. Os resultados da equipa foram espectaculares, com dois pódios e duas voltas mais rápidas, acabando com 14 pontos. Lord Hesketh foi para a Formula 1 não só para dar uma chance ao seu piloto, mas também para "falhar espectacularmente", porque inicialmente era para correr na Formula 2. E quando os primeiros resultados não foram bons, Hesketh alugou um Surtees e inscreceu o carro na Race of Champions, acabando no terceiro lugar. O resto é história, quer em 1973, quer nos dois anos seguintes.
Mas o que é importante nesse dia é que a partir dali, com os Tyrrell, uma certa era na Formula 1 tinha acabado. Outra iria aparecer, e entre as temporadas, o mundo iria mergulhar numa crise petrolifera sem precedentes...
Sem comentários:
Enviar um comentário