quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Noticias: Hakkinen deseja guerra de pneus

Mika Hakkinen deseja uma guerra de pneus. O bicampeão do mundo acredita que uma guerra de fornecedores de pneus poderia ser boa para a Formula 1, especialmente num período onde alguns pilotos começam a queixar-se que a dureza dos compostos da Pirelli poderá estar a matar a competição, principalmente em algumas corridas onde existiu apenas uma paragem nas boxes.

Não há competição – deve haver outros fabricantes, assim poderemos ter competição entre eles”, começou por dizer. “Quando eu falo com os pilotos, oiço que quando os pneus estão num certo pico e se o piloto puxar um pouco mais, eles apenas sobreaquecem. Não é uma crítica ao que a Pirelli faz, é apenas um facto de que deveria haver competição. Nós precisamos de competição. Isso é excitante.

Outros dos factores que Hakkinen aponta para melhorar a Formula 1 é dar mais tempo de teste aos jovens pilotos:

Para os jovens pilotos, entrar na Formula 1 e um grande desafio. Na minha opinião, poderia ser muito mais útil se os jovens pilotos pudessem testar e desenvolver as suas capacidades. Qualquer desporto exige prática para os atletas melhorarem. Claro que temos o lado técnico dos carros… como se desenvolve o motor e o chassis, se não há permissão para testar? Podem-se computadores e simulações, mas isso não é o mundo real.

Atualmente, a Pirelli tem o monopólio do fornecimento de pneus, mas em 2020 existirá mudanças com a introdução das jantes de 18 polegadas, substituindo as de treze. Também se fala sobre a chance da coreana Hankook de entrar na competição, desconhecendo se seria para substituir ou entrar em competição.

Uma coisa é certa: por agora, a FIA não está inclinada em abrir a Formula 1 a mais do que um fornecedor de pneus.

Sem comentários: