domingo, 17 de fevereiro de 2019

A imagem do dia

Hoje é dia da realização de mais uma das provas mais importantes do automobilismo americano, o Daytona 500. Mas hoje recuo 40 anos no tempo - menos um dia - para recordar um momento inesquecível para os americanos, e que milhões viram na televisão em direto, num momento que marcou toda uma geração. à esquerda, de capacete colocado, é Donny Allison, com o seu irmão Bobby Allison logo atrás, e à direita, fulo da vida, é Cale Yarborough. E ambos perderam a chance de vencerem a Daytona 500, a prova mais importante da NASCAR.

Tudo aconteceu a 18 de fevereiro de 1979 - daí os 40 anos menos um dia - e na parte final da prova, Allison e Yarborough disputavam a vitória. A NASCAR, dizendo melhor, as suas origens, vêm do sul profundo, de "rednecks" que por alturas da Proíbição, meio século antes, artilhavam os seus carros para serem velozes e fugirem dos carros da policia. E claro, os seus pilotos não foram própriamente criados na "Ivy League", nem andaram com os Venderbilts...

Aquela corrida tinha outra particularidade naquele ano. A CBS decidiu transmitir a corrida em direto, do principio até ao fim, narrado por Ken Squier de David Hobbs. Antes disso, havia provas transmitidas na televisão americana, mas nunca em direto e na íntegra. Por exemplo, se quisessem ver as 500 Milhas de Indianápolis, tinham de ouvir o rádio, para mais tarde verem na televisão, em diferido, os melhores momentos da corrida.

E o facto da televisão fazer uma coisa dessas contribuiu para a sua consequente popularidade nos anos seguintes. Mas o elemento alavancador não foi a emoção da corrida, mas sim... uma zaragata. Diremos que foi a fome de vencer era tanta que não havia mais nada.

Tudo aconteceu na última volta. Allison e Yarborough disputavam a vitória, lado a lado, e nenuhum deles queria ceder. Eis o que foi narrado naquele momento. É longo, mas vale a pena ler.

David Hobbs: A bandeira branca foi mostrada. Esta é a última volta.

Ken Squier: Aguardem... aguardem por uma chegada em 'photo finish'. Dois dos maiores por aqui, lutando pelo primeiro lugar, passando por alguns dos retardatários; esta é a última volta. Tentando levar para casa, tudo se resume a isso. Fora da curva dois, Donnie Allison em primeiro. Por onde Cale fará sua jogada? 

"(Yarborough tenta ultrapassá-lo)" 

Ele vem para dentro. Donnie Allison joga o bloco. 

"(Os dois carros colidem e batem na parede)" 

Cale bate nele! Ele desliza! Os slides de Donnie Allison! Eles batem novamente! Eles subiram a curva! Eles estão batendo na parede! Eles estão de frente para a parede! Eles deslizam para dentro. Vamos assistir a esses carros do terceiro lugar. Eles estão fora disso! Quem vai ganhar? Descendo ao terceiro lugar, A.J. Foyt e Richard Petty estão a chegar à última volta. Imediatamente vêm agora os líderes. Dois carros estão fora. Na parte de trás estão os líderes, observando os líderes que virão - eles ainda estão [nas curvas] três e quatro. Os líderes estão nas curvas três e quatro. Descendo, Richard Petty está na frente, Darrell Waltrip está em segundo, A. J. Foyt está em terceiro. Aqui eles vêm, Waltrip tentando passá-lo... "(mas Petty bloqueia-o)" ... Petty está na frente. Na linha ... "(as bandeiras quadriculadas e cautelosas acenam no estandarte da bandeira)" Waltrip para dentro ... Petty ganha!!! Nas boxes, todos loucos, a tripulação do Petty está lá, pulando para cima e para baixo, Richard Petty ganhou!"

Hobbs: "Richard Petty ganhou seu 6º Daytona 500 e a platéia aqui está ficando louca!"

Squier: "Bem, lá está ele depois de um ano inteiro sem uma vitória enquanto os dois líderes se enredam nas suas costas. Eles jogaram o bloqueio; não funcionou. AJ Foyt puxa para cima para parabenizar Petty. Não importa o quão duro AJ lute quando acabar, ele é um cavalheiro. Vamos olhar novamente para aquele acidente ". 

(passagem para o replay em câmera lenta do acidente de Yarborough / Allison)

"Aqui está, eles já estão na curva, girando, deslizando. As esperanças de Donnie Allison desaparecem. Cale Yarborough tentando ganhar seu terceiro [Daytona 500], ele está fora. Um momento triste para essas pessoas, mas para Richard Petty, machucado durante todo o ano passado, dirigindo a maior parte do ano com um corpo quebrado, chega em casa como um vencedor hoje, depois de 45 derrotas consecutivas. podemos, nós deveríamos estar na estrada do poço. Diga às pessoas no caminhão só por um momento. Vai ser alguma cena, só um momento. O filho de 18 anos de Richard Petty, Kyle ... "(que tinha apenas começou sua carreira de piloto)"... lá fora, esperando por seu pai. Eles têm os dois, ambos provaram o sucesso ..." (Kyle venceu o Daytona ARCA 200 na semana anterior. Square-wipe até o final). "Aqui está o fim novamente, senhoras e senhores. Richard Petty."

Hobbs: "Darrell Waltrip, absolutamente lutando contra esse carro. Ele pegou as rodas da esquerda no apartamento no banco e estava realmente fora de controle lá."

Squier: "E aí vem um carro de 60.000 dólares a se tornar num autocarro escolar de 22 passageiros para trazer sua tripulação à pista da vitória. Richard Petty, o grande mestre, acaba de gravar sua 186ª carreira -" 

(Corte para o local do acidente, onde Yarborough, Donnie e Bobby Allison estão à luta) 

"E há uma briga entre Cale Yarborough e Donnie Allison!! Os ânimos transbordam; eles estão com raiva. Eles sabem que perderam. E que amarga derrota."

Enquanto uns comemoravam e outros andavam à pancada, os espectadores viam tudo entre o assombrado e o espantado. Para aumentar as coisas, naquele dia, havia uma tempestade de neve em boa parte da costa Leste, obrigando as pessoas a ficarem em casa e a verem todo este espectáculo. No dia seguinte, as pessoas não falavam outra coisa senão na corrida... e no espectáculo nas laterais.Alogo do qual não mais foi esquecido na história do automobilismo americano, e da NASCAR.

Quanto ao resto... Yarborough, que já tinha ganho dois Daytona 500 em 1968 e 77, voltaria a ganhar em 1983 e 84. Bobby Allison, vencedor no ano anterior, iria ganhar mais duas vezes, em 1982 e 88, mas Donnie, que ia a caminho da vitória, não mais teve uma chance como aquela. pois um acidente sério em 1981 praticamente terminou com a sua carreira. Hoje em dia, é comentador televisivo.

Os carros envolvidos no acidente estão hoje em dia no museu de Daytona, tal qual como acabaram naquela corrida de há 40 anos.

Sem comentários: