O dinamarquês Tom Belso, o primeiro do seu país a correr na Formula 1, morreu este domingo aos 77 anos de idade. Foi piloto pela Iso-Marlboro em quatro Grandes Prémios, tendo conseguido como melhor resultado um oitavo lugar na prova da Suécia, em 1974.
Nascido em Copenhaga a 27 de agosto se 1942, Belso começou tarde no automobilismo. Em 1969, foi para os Turismos locais e venceu na sua primeira corrida, acabando por ser campeão escandinavo da competição. Esse cheiro à competição se tornou determinante para o que se seguia, pois o prémio era um lugar na Formula Ford britânica. Com isso, vendeu a sua casa e mudou-se para o Reino Unido, onde andou na Formula Ford e a Formula Atlantic britânica, acabando no terceiro posto em 1971.
Por esta altura, tinha 29 anos, um pouco tarde para chegar mais longe, mas continuou. Foi correr em 1972 na Formula 2, pela Team Viking, conseguindo cinco pontos, e no ano seguinte, foi para a Formula 5000, correndo num chassis Lola, com motor Chevrolet, acabando na sexta posição. Mas a meio do ano têm a sua primeira chance de Formula 1, quando a Iso-Marlboro, equipa dirigida por Frank Williams, tem uma vaga para ele no GP da Suécia. E a estória desse fim de semana dfoi um pouco rocambolesca.
Belso chegara ao lugar graças ao dinheiro de um seu patrocinador, e ele acabou por dar algumas voltas no carro na sessão de sexta-feira, conseguindo um digno 22º tempo. Mas como o dinheiro combinado não chegou a tempo, Belso não pode participar, dando o carro a Howden Ganley, que o qualificou na 11ª posição, e acabou a corrida no mesmo lugar.
Em 1974, volta a correr na Formula 5000, ao serviço da John Woolfe Racing, mas volta a ter a chance de correr na Formula 1 pela mesma equipa do ano anterior, o Iso-Marlboro, na Williams. A primeira chance foi na África do Sul, onde foi 27º e último da grelha, acabando logo na partida, com a embraiagem quebrada. Não se qualificou em Espanha, e só voltou a correr em Anderstorp, onde conseguiu um digno 21º posto na grelha e acabou na oitava posição, a uma volta do vencedor.
Mas a corrida para Belso poderia ter acabado ainda antes de começar, pois teve um acidente na qualificação. Outro chassis, que era guiado por Richard Robarts, foi entregue a ele e pode competir e marcar o primeiro resultado relevante para um piloto da Dinamarca. O melhor até ao GP do Canadá de 1998, quando Jan Magnussen foi sexto, a bordo do seu Stewart-Ford.
Depois disso, só correu em mais uma prova, o GP da Grã-Bretanha, que nesse ano foi em Brands Hatch, onde não se qualificou.
Correu até 1977 na Formula 5000, quando o dinheiro para poder correr se tornou cada ex mais escasso. Com 35 anos de idade, decidiu abrir uma empresa, a Belso Cereals, onde foi bem sucedido na área por mais de 30 anos até ter vendido a empresa em 2005 a um conglomerado sul-africano, a Bokomo Foods.
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