terça-feira, 21 de julho de 2020

Formula E: Conhecidos os traçados de Telpelhof

A organização da Formula E divulgou esta terça-feira os traçados de Tempelhof que serão usados em agosto para as seis rondas finais da temporada. A grande novidade é que a primeira jornada dupla da competição acontecerá no sentido contrário dos ponteiros do relógio, nos dias 5 e 6 de agosto, antes da segunda ronda dupla, no sentido dos ponteiros do relógio, nos dias 8 e 9, e um novo traçado, na ronda dupla final, a 12 e 13 de agosto.

Federic Espinos, o diretor desportivo da competição, afirmou que isto não só é uma novidade, como vão fazer um trabalho logistico que até agora tem sido inédito. 

"É um grande empreendimento em termos de produção configurar três configurações diferentes para este evento, com menos pessoas no local para poder realizar essas mudanças. Estamos fazendo algo que nunca foi visto antes no automobilismo de classe mundial e é um exemplo de quão reativa e inovadora é a Fórmula E - está em nosso ADN.", começou por dizer.

Corrida nas duas direções tem muitas implicações. Não é apenas girar todos os marcadores de travagem e as posições na grelha. Outras séries internacionais queriam que isso acontecesse, mas suas propostas foram rejeitadas pelo corpo diretivo. Tivemos que garantir que toda a tecnologia de transmissão, sobreposições, marcas, medidas de segurança, barreiras, meio-fio e escoamento funcionassem e planeássemos adequadamente para isso - além de viabilizar as alterações em apenas 24 horas, com recursos reduzidos.", continuou.

A terceira pista será mais técnica, totalmente diferente novamente em termos de gestão de energia e com o que as equipes podem estar acostumadas ou à espera. Desde o início, nosso objetivo era tornar suas vidas o mais complicadas possível em Berlim, limitando a eficácia de seu trabalho de simulação e lançando estratégias no ar. As configurações dos carros precisarão mudar, a gestão de energia e a regeneração serão completamente diferentes e as equipas terão que pensar nos seus próprios meios" concluiu.

A competição realizou até agora cinco corridas, tendo a última acontecido a 29 de fevereiro em Marrakesh, e é liderado por António Félix da Costa, que tem um avanço de onze pontos na classficação geral pelo Jaguar de Mitch Evans.

Sem comentários: