domingo, 25 de abril de 2021

WRC 2021 - Rali da Croácia (Final)


Foi muito duro, mas no final, Sebastien Ogier conseguiu a segunda vitória no WRC em 2021. Ao triunfar no Rally Croatia, conseguiu-o com uma vantagem minima de 0,6 segundos sobre Elfyn Evans e 8,1 sobre Thierry Neuville, num duelo a três que aconteceu ao longo do rali, e que deixou Ott Tanak a quase um minuto e meio do vencedor.

Com quatro especiais para o final do rali, e este duelo a três que prometia ser até ao último metro - e até houve pelo meio um acidente de trânsito envolvendo o carro de Ogier entre especiais - o dia começou com Evans ao ataque, vencendo na primeira passagem por Bliznec-Pila, conseguindo uma vantagem de 1,4 sobre Neuville e 2,7 sobre Ogier, sem mudar na geral. 

"É muito difícil saber se é necessário puxar mais [pelo carro] ou tentar ser organizado na descida porque a aderência é muito baixa", afirmava Evans, no final da especial.

Já Ogier também falava das dificuldades da especial: "A descida foi escorregadia e é verdade que não estava a conduzir bem." A mesma coisa dizia Neuville, sobre a especial. "Nas secções de descida estive bastante subvirado. A estrada está bastante suja e tentei ajustar a minha condução às condições. Fiz o melhor que pude."

Evans continuou ao ataque na especial seguinte, a primeira passagem por Zagorska Sela-Kumrovec, mas a diferença para Neuville, a 3,5 segundos, e Ogier, a sete, o fizeram catapultar para o primeiro posto. Neuville tentou também a sua sorte, vencendo na segunda passagem por Bliznec-Pila, ganhando Evans a 0,4 e Ogier a 1,5. Mas apesar do belga estar a oito segundos de Evans, parecia ter menos chances de vitória que os Toyotas. 

O Power Stage iria decidir tudo, e foi o que aconteceu. Ogier foi forte e triunfou, conseguindo a vantagem que queria para a vitória. Neuville foi terceiro na especial, a quatro segundos do francês, e Evans o quinto, a 4,5, suficiente para ser o vencedor, por menos de um segundo, uma das mais pequenas de sempre na história do WRC. 

Mas o piloto francês não estava tão convencido depois da sua parte na classificativa. "Acho que não será suficiente para a vitória. Foi um fim de semana agitado para mim depois desta manhã. Estamos aqui e temos que olhar para frente.", dizia o piloto francês, talvez ignorando que tinha acabado de triunfar...

Neuville, que tinha menos chances, não estava feliz com o resultado, afirmando ter cometido um erro decisivo. "Puxei muito [pelo carro], mas ultrapassei um cruzamento e perdi três segundos. Tentamos nosso melhor. Eu estava absolutamente no limite do carro o tempo todo e tentando aproveitar, o que fizemos. Martijn [Wydaeghe, o navegador de Neuville] também fez um bom trabalho - isso não foi fácil para o navegador. Estou feliz por estar aqui. "

Mas o mais desiludido foi Evans, que perdeu por muito pouco. "Aquela última curva! Eu fiquei solto e perdi completamente a próxima curva. Não estava tudo perdido lá, mas eu diria que um segundo se passou. É uma pena, mas foi uma grande luta todo o fim de semana fora para Seb para a última etapa.", afirmou, algo conformado com o resultado.

Depois dos quatro primeiros, Adriem Formaux acabou no quinto lugar, o seu melhor resultado de sempre no WRC, no primeiro rali com um Ford Fiesta WRC, a quase três minutos e dez segundos do vencedor, na frente de Katsuta Takamoto, no terceiro Toyota, a 3.31,8. Gus Greensmith foi sétimo, a 3.58,8, no segundo Ford, e Craig Breen, no Hyundai, oitavo a 4.28,2 do vencedor. Mads Ostberg e Teemu Suninen fecharam o "top ten" nos seus carros de Rally2, a mais de dez minutos de Ogier. 

Agora o WRC volta no final de maio para percorrer as estradas portuguesas. 

Sem comentários: